Pesquisar

Parque Temático da Madeira já dispõe de novas atrações

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e a presidente do Conselho de Administração da Sociedades de Desenvolvimento da Madeira, Nivalda Gonçalves, visitaram este sábado, 2 de novembro, o Parque Temático da Madeira, em Santana, que se encontra em trabalhos de renovação e que já apresenta novas atrações no âmbito do 15º aniversário 04-11-2019 Equipamentos e Infraestruturas
Parque Temático da Madeira já dispõe de novas atrações

A reconversão do Parque Temático da Madeira consiste em mais um compromisso realizado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, por via da Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, corporizando um conjunto de investimentos que visam a valorização daquele espaço de reconhecido valor cultural e etnográfico, sustentados nos apoios provenientes do Programa Madeira 14-20/ FEDER. Esta reconversão, apoiada em 85% por fundos europeus, representará um investimento global na ordem dos 1,3 milhões.

 

“A valorização da identidade madeirense, através da promoção e divulgação do património natural, cultural e etnográfico é um objetivo claro e conseguido desta intervenção”, salientou Pedro Fino durante a visita.

 

O objetivo principal da intervenção é a revitalização de espaços subaproveitados, criando atrações e conteúdos temáticos, transformando o Parque num museu etnográfico ao ar livre, através da criação de um aldeamento com quadros vivos das tradições e costumes madeirenses e criação de diversas rotas etnográficas.

 

No terreno encontra-se a empreitada de Construção de Infraestruturas Etnográficas e Quadros Vivos no Parque Temático da Madeira, que decorrerá até dezembro próximo, e com um valor de cerca de 600 mil euros (+ IVA)

 

A partir deste sábado entraram em funcionamento três novas atrações:

 

Aldeamento: construção de 4 casas típicas de Santana, onde os artesãos e os colaboradores do Parque irão retratar, através de vestes típicas, à cultura e às tradições da Madeira proporcionando ao visitante uma experiência mais realista.

 

Zona Agro-Pecuária: Espaço criado para valorização dos ofícios pecuários e agrícolas tradicionais da Região. Neste sentido, pretende-se proporcionar ao visitante uma experiência real e na qual podem fazer parte integrante, tornando-se verdadeiros atores do processo. A dinâmica do projeto "AGRO-PECUÁRIO" será garantida através de protocolos entre o Parque, associações locais e a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Zona de Artesanato: Revitalização de quatro pequenas construções em betão e posterior cedência para comercialização de artesanato regional ou para desenvolver projetos de inovação com produtos regionais. No sábado foram entregues dois espaços às seguintes instituições: Casa do Povo de Santana e ao grupo Lírios do Norte.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.