Pesquisar

Governo Regional com “forte aposta” em infraestruturas desportivas em 2020

Obra de execução do Polidesportivo e Balneários na Francisco Franco ficará concluída no próximo mês de março 12-02-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Governo Regional com “forte aposta” em infraestruturas desportivas em 2020

Na visita de hoje às obras de execução do Polidesportivo e Balneários da Escola Secundária Francisco Franco, o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, apontou que, para 2020, há uma “forte aposta” por parte do Governo Regional em infraestruturas desportivas. No total estão previstos 11 milhões de euros para este fim, sendo que 2,5 milhões vão ser encaminhados para equipamentos desportivos em estabelecimentos de ensino, como para as coberturas dos polidesportivos da Escola Básica de Santo António, São Roque e do 1º ciclo do Caniço.

Hoje de manhã, com a presença do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, Pedro Fino acompanhou o andamento das obras na Francisco Franco, que deverão terminar no próximo mês de março. Esta intervenção significa um investimento de 198 990.00€ (+ IVA).

A Escola Secundária Francisco Franco, para além do edifício escolar, comportava várias instalações desportivas: um Pavilhão Gimnodesportivo, um Ginásio, um Polidesportivo ao ar livre e ainda uma zona com uma piscina (desativada), um pequeno campo e um edifício de balneários. Por forma a revitalizar esta zona, e porque os campos desportivos são cada vez mais utilizados, toda esta área foi reorganizada com a criação de um polidesportivo descoberto com as dimensões regulamentares e os respetivos balneários de apoio.

Para ser criado este polidesportivo exterior, foram demolidas as bancadas que se encontravam degradadas, a piscina já desativada e o edifício dos balneários que também não era utilizado. Desta forma será possível implantar um campo com as dimensões 40mx20m.

O novo polidesportivo apresentará uma nova orientação para melhor aproveitamento do espaço, colocando-se nas áreas sobrantes, zonas de estar com bancos e um pequeno espaço verde na relação com os muros envolventes  para tornar todo o local mais aprazível.

Na zona onde existiam as bancadas, já se encontra em fase final de acabamentos um pequeno edíficio destinado a balneários, com dois espaços, um masculino e outro feminino, para dar apoio ao Polidesportivo. Cada um destes espaços terá quatro duches individualizados, um vestiário, com bancos e cabides e sanitários de apoio. Dois sanitários no balneário feminino e no balneário masculino um urinol e uma instalação sanitária. A ventilação do espaço será feita de forma natural.

Os acessos existentes a esta área desportiva serão recuperados pontualmente. Os paralelipípedos que forem retirados nas demolições necessárias estão a ser reaproveitados no percurso para o espaço desportivo e as peças de remate da bordadura da piscina serão recolocadas na área verde, por forma a criar um percurso de acesso, para limpeza e rega das espécies arbóreas.

O restante pavimento na envolvente do polidesportivo será executado em pavé de betão com 10x10x6cm assente sobre uma camada de areia e cimento de acordo com o definido em projeto. Nesta área serão colocados um bebedouro em aço com pré-tratamento de decapagem e metalização, com formato paralelepipédico quadrangular. Este equipamento terá uma grelha para escoamento de águas, com ligação a rede de drenagem de águas pluviais.

O pavimento a colocar no Polidesportivo será em borracha desportiva Eco Compatível do tipo Sportflex.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.