Essa entrada do Livro Branco relembra que, para “tirar partido das novas oportunidades e atenuando o seu eventual impacto negativo”, se afigura indispensável “um investimento maciço nas competências e uma revisão importante dos sistemas de educação e de aprendizagem ao longo da vida”.
Esta associação “investimento nas competências/ reforma dos sistemas de educação e de ALV” constitui um desafio de largo espectro, desde logo, pelos contributos expetáveis para a concretização de resultados para as metas da Estratégia Europa 2020, com que o País e a Região estão comprometidos e que fundamentaram a canalização de Fundos Estruturais. Esses resultados situam-se explicitamente dentro de uma visão de ciclo da ALV: redução do abandono e insucesso escolar; aumento dos diplomados com ensino superior; e aumento da participação dos adultos em ações de formação ao longo da vida.
Para a construção de resultados nestas vertentes, existem níveis de participação e responsabilidade/objetivos, numa equação a três dimensões:
• gestão das políticas públicas regionais de educação e formação e dos respetivos instrumentos de financiamento; aqui esperam-se orientações de gestão equilibrada entre modalidades de formação, segundo prioridades estratégicas estabelecidas (PDES 2014-2020);
• dinâmicas dos operadores dos subsistemas de formação escolar e profissional, dos quais se espera uma renovação de estratégias e de práticas formativas ajustadas a necessidades da procura de competências de destinatários-alvo bastante heterogéneos;
• estratégias das organizações empregadoras, sobretudo, empresas das quais se espera um esforço da capacitação no domínio das competências que responda a debilidades existentes de empresários, gestores e ativos empregados, pouco empenhados em iniciativas ALV.
Num contexto em que, com cerca de dois anos de vigência do Madeira 14-20, se encontram comprometidos 63% do Eixo Prioritário Investir em Competências, Educação e ALV, importa compreender em que medida os níveis de participação e responsabilidade assumidos pelas três partes da equação dinâmica, estão a contribuir para uma sólida trajetória de concretização de resultados.