Pesquisar

Governo quer dinamizar o modelo de produção de energia elétrica na Região

Parlamento Regional 14-04-2021 Economia
Governo quer dinamizar o modelo de produção de energia elétrica na Região

O secretário regional da Economia defendeu, esta manhã, no Parlamento Regional, "um melhor 'mix' de produção de energia elétrica, com maior componente renovável, reduzindo a dependência externa e cumprindo propósitos ambientais, que devem ser centrais numa Região insular com a Madeira".

 

O governante discursava no âmbito da Proposta de Decreto Legislativo Regional que "Estabelece a disciplina aplicável à potência adicional e à energia adicional, ao sobreequipamento de centros electroprodutores eólicos cuja energia elétrica seja remunerada por um regime de remuneração garantida", em debate na Assembleia Legislativa da Madeira.

 

O objetivo do diploma é criar condições para que, em parques eólicos existentes, se possa aumentar a potência a injetar na rede, com instalação de novos aerogeradores, até 20% da potencia de ligação atribuída no processo de licenciamento.
 

Na oportunidade, o titular da pasta da Economia recordou ainda que a Secretaria Regional da Economia está a preparar a lei de bases do setor energético regional, que será "um pilar de harmonização do sector", afirmou.

 

Segundo Rui Barreto, aquilo que o executivo está a fazer na área da energia "é uma revolução que, ao contrário daquilo que aconteceu no continente, não implicará a privatização dos principais agentes do setor", atirou.

 

"Também na energia, senhores deputados, este Governo prepara mudanças e não refreia o ímpeto reformista", concluiu.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.