Pesquisar

IDE promove webinar sobre o “VALORIZAR 2020”

Promoção da eficiência energética das empresas e à descarbonização da economia 02-02-2021 Economia
IDE promove webinar sobre o “VALORIZAR 2020”

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial, tutelado pela secretaria regional da Economia, continua a promover iniciativas para a divulgação dos novos Sistemas de Incentivos. O IDE organiza na próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, às 15 horas, um webinar (zoom) para a divulgação dos novos avisos ao Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira (VALORIZAR 2020). Para terem acesso à sessão, os interessados devem inscrever-se no formulário google forms disponível em www.ideram.pt. As inscrições manter-se-ão abertas ao final da manhã de quarta-feira.

Recorde-se que a secretaria regional de Economia abriu, no passado dia 25 de janeiro, o aviso-concurso ao SI “VALORIZAR 2020”, com uma dotação de 15 milhões de euros destinada à promoção da eficiência energética das empresas e à descarbonização da economia, criando um contexto favorável ao investimento num setor em crescimento.

 

De acordo com a tutela, serão suscetíveis de financiamento os projetos que concorram para a transição para uma economia de baixo teor de carbono, através de intervenções que se enquadrem em três eixos prioritários: inovação empresarial, qualificação das estratégias empresariais através da aplicação de novos métodos, eficiência energética e utilização de energias renováveis nas empresas. O total máximo da dotação financeira prevista para o concurso é de 18.193.857 euros, assegurada em 85% pela componente FEDER e em 15% pelo Orçamento da Região.  

 

As despesas elegíveis serão comparticipadas a uma taxa base de 40%, a qual poderá ser acrescida das seguintes majorações: 10% para projetos que criem postos de trabalho; 10% para projetos no setor do turismo e/ou cluster do mar. O apoio a conceder às empresas, cujos projetos obtenham “luz verde”, pode ir a até ao limite de € 1 000 000, com exceção dos projetos do setor do turismo em que o limite é de € 1 500 000.

 

Rui Barreto, secretário regional da Economia, recorda a importância dos apoios e assegura que “as empresas que têm beneficiado destes sistemas de incentivos são hoje mais competitivas, produtivas e viradas para o mercado internacional. A capacidade de crescimento tem sido bastante significativa”, garante o governante.

As sessões de esclarecimento promovidas pela entidade gestora do PO-Madeira 14-20, visam acautelar, de forma harmonizada e transversal às diferentes entidades envolvidas, o esclarecimento das dúvidas existentes. Pretende a tutela, que o webinar tenha uma natureza dinâmica, pelo que sempre que se justifique, serão realizadas novas sessões destinadas, sobretudo, aos empresários e contabilistas certificados.  De referir que o IDE tem registado um número superior a 150 participantes, por sessão, o que revela enorme interesse do tecido económico regional mesmo em tempo de pandemia.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.