Pesquisar

Porto do Funchal com 'turnarounds' simultâneos, a sul e norte

APRAM - Portos da Madeira 21-10-2021 Economia
Porto do Funchal com 'turnarounds' simultâneos, a sul e norte

- O navio que chega na manhã desta quinta-feira, vem de Tenerife e traz à chegada, 1982 passageiros. Quando sair, às 17h00, com destino a Málaga, leva 1776 passageiros de muitas nacionalidades, mas predominando os italianos.

 

O Porto do Funchal faz esta quinta-feira, pela primeira vez, dois turnarounds em simultâneo, um no cais sul, com o “MSC Splendida” e outro no cais norte, com o navio “Hanseatic Nature”, naquela que é também a primeira operação do género com o novo terminal daquele cais.

 

Para o secretário regional da Economia, com a tutela da Administração dos Portos da Madeira, APRAM, S.A. “é mais um desafio que é colocado à APRAM,  que  reforça a confiança que temos nesta retoma da atividade da maior importância para a economia da Madeira e demonstra  também a maturidade e eficiência das equipas dos Portos da Madeira, aliás muito referida  pelos comandantes e companhias dos navios que nos visitam,  numa atividade já com muitos anos, onde o Governo Regional  continua a apostar e a querer desenvolver.”

 

De acordo com Rui Barreto, o Governo tem acompanhado a nova realidade do mercado de cruzeiros, “devido à pandemia, mas também à evolução do próprio mercado que impôs navios maiores, com mais capacidade e ao mesmo tempo, mais sustentáveis ambientalmente. Os nossos portos têm de se preparar para estas mudanças até porque integramos uma marca de cruzeiros, a “Cruise in the Atlantic Island”e se não tivermos condições para receber os novos navios, perderemos escalas e a posição de âncora nesta rota atlântica”.

 

Rui Barreto considera que a nova gare de apoio ao cais 6, que tornou possível a realização, em simultâneo, destas duas operações, “vai trazer mais qualidade, comodidade e segurança aos passageiros que utilizarem este cais, bem como a todos aqueles que ali vão trabalhar, incluindo todas as entidades, além da APRAM (SEF, a Alfandega a GNR).”

 

“Talvez por ser mais próximo da cidade, são muitos os comandantes que pedem para acostar no Cais 6 ou Cais Norte e, sempre que possível, a APRAM dá-lhes essa satisfação”, referiu o governante.

 

O turnaround – embarques e desembarques – no cais norte, com o navio “Hanseatic Nature” envolve uma operação de 126 desembarques e 103 embarques, na sua grande maioria, de alemães.

 

O navio chegou na noite de terça-feira, ao Porto do Funchal, com 158 passageiros. Sai nesta quinta-feira, ao fim da noite, com 135 passageiros.

 

No Cais Sul, no “MSC Splendida” estão previstos 330 desembarques e 124 embarques, a grande maioria, de madeirenses.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.