Pesquisar

“Estamos no caminho certo para que a Madeira seja um Hub tecnológico”

Região acolhe dois grandes eventos tecnológicos no final de setembro 22-07-2022 Economia
“Estamos no caminho certo para que a Madeira seja um Hub tecnológico”

O Secretário Regional da Economia, Rui Barreto, marcou presença esta manhã no encerramento da cerimónia de assinatura de dois contratos de financiamento de Capital de Risco, ao abrigo da ‘Call Madeira’, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE, IP-RAM) em parceria com a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento.

 

Na ocasião, o governante enalteceu esta “esta parceria muito feliz”, que permitiu celebrar dois acordos de financiamento no valor de 400 mil euros, estando ainda disponíveis 200 mil euros para serem utilizados em futuros projetos.

 

Rui Barreto considerou que “há uma natural atração de empresas tecnológicas pela Madeira, precisamente porque temos feito uma aposta a esse nível, não só nos sistemas de incentivos, mas também com parcerias com a Universidade da Madeira, envolvendo a StartUp Madeira e a ARDITI”.

 

O governante acredita que a Região “está no caminho certo na aposta na área tecnológica, mas mais importante do que isso, é que nós estamos a trilhar este caminho com as entidades certas e com os instrumentos financeiros adequados, para poder alavancar muitos projetos”, disse.

 

O Secretário Regional da Economia acrescentou ainda que a Madeira “é primeira região do país onde temos cobertura total 5G”, lembrando que o ecossistema tecnológico da Região já representa cerca de 300 milhões de euros em volume de negócios.

“Há um valor seguro na Madeira, que é o valor da estabilidade política, que é essencial para gerar índices de confiança e a confiança gera investimento, o investimento gera riqueza e quando se cria riqueza criam-se postos trabalho”, afiançou.

 

Na oportunidade, Rui Barreto revelou ainda que, no final de setembro, a Região irá acolher dois grandes eventos tecnológicos. O ‘Immerse Global Summit’, evento organizado pela VRARA, que se realiza entre 28 e 30 de setembro, envolvendo cerca de 3000 participantes. E o ‘High End Congress for Metaverse’, organizado pela PLM-Plural, SA, através da marca THE-Congress, que também acontecerá na Região nos dias 28 e 29 de setembro.

 

Concluído a sua intervenção, o tutelar da pasta da Economia reiterou que “o Governo Regional continuará a trabalhar para criar todas as condições para que mais empresas venham para cá para criar dimensão, para criar novos projetos, para que as próximas gerações possam encontrar na Madeira o local perfeito para trabalhar e viver”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.