Pesquisar

Campanha do Governo Regional promove gestão eficiente da energia

A Secretaria Regional da Economia, através da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres, arranca, esta segunda-feira, com uma campanha de sensibilização para a necessidade de poupar energia, utilizando-a de uma forma mais eficiente e racional. 21-11-2022 Economia
Campanha do Governo Regional promove gestão eficiente da energia

Com o mote: “Liga-te! Produz a tua energia”, a campanha chama a atenção para pequenos gestos quotidianos que, no final do mês, poderão representar uma redução substancial de consumos e, consequentemente, de custos, não apenas para as famílias, que são, fundamentalmente, o público-alvo desta ação, mas também as empresas.
Esta campanha está também em linha com o Plano Preventivo de Poupança e Racionalização Energética para os anos 2022 – 2024, aprovado no início de outubro, em Conselho de Governo e cujo objetivo é, precisamente, apelar a um consumo eficiente de energia.
As medidas, apresentadas pela Secretaria Regional de Economia, surgem na sequência de um grupo trabalho formado pela Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM). 
As previsíveis dificuldades de aprovisionamento de gás natural, vetor energético que assume relevância na produção energética regional, aliadas às metas que a Região se propôs alcançar em matérias de redução de emissão de gases de efeito de estufa, exigem que se adote medidas adequadas à redução dos consumos de energia.
No essencial, esta campanha tem por principal objetivo sensibilizar, através de uma linguagem simples, os consumidores para a necessidade e benefícios da eficiência energética, bem como desencadear mudanças comportamentais, reduzir os desperdícios ou consumos ineficientes de energia e mostrar que pequenas mudanças na rotina diária poderão resultar numa diminuição significativa de consumos e de custos, melhorando, também, a qualidade ambiental.
Entre as medidas está a sugestão de instalação de um sistema fotovoltaico, seja numa moradia ou numa empresa, a qual poderá resultar numa poupança de até 50% no consumo de energia. Além desta, há uma recomendação para a regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior, para o máximo de 19°C no inverno e o mínimo de 25°C no verão. 
Sugere-se, ainda, que os sistemas de climatização devem permanecer desligados, quando o espaço não está a ser utilizado, assim como manter portas e janelas fechadas sempre que o sistema de climatização estiver ligado.
A par destas, sugere-se que seja desligada a iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e/ou após o horário de trabalho, assim como promover uma maior utilização de luz natural, através dos vãos envidraçados, claraboias ou tubos de luz, reduzindo a iluminação acesa.
Outra das dicas é utilizar iluminação LED, a qual permite uma redução de até 80% nos consumos de iluminação, entre muitas outras sugestões que vão desde usar as máquinas de lavar roupa e louça com a carga completa e num programa de baixa temperatura até evitar o uso da máquina de secar roupa, instalação de bombas de calor, entre outras.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.