Pesquisar

Jovens não devem temer a transformação digital que está em curso

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, disse esta manhã, no Cultural e de Congressos do Porto Santo, na cerimónia de entrega dos prémios no âmbito do “rs4e – road show for entrepreneurship”, que a juventude não deve temer a transformação digital que está em curso. 26-05-2023 Economia
Jovens não devem temer a transformação digital que está em curso

Rui Barreto, que começou por felicitar o presidente da Startup Madeira, pela organização de mais uma edição do “rs4e – road show for entrepreneurship”, acrescentou que, da mesma forma que ocorreu a revolução industrial, que levou a alguns ajustamentos, também a atual sociedade do conhecimento constitui um grande potencial de oportunidades.
Hoje, disse o governante, “temos as gerações mais bem preparadas de sempre, mais qualificada, com maior formação, em que 87% a concluir o ensino secundário e, destes, 92% a ingressarem no ensino superior”.
O projeto, que tem vindo a ser desenvolvido pela Startup Madeira desde 2005, segundo Rui Barreto, é muito importante, porque ajuda-nos a descobrir a nós próprios, desafiando os jovens a fazerem aquilo que “realmente os apaixona, aquilo que os faz felizes”.
Quanto ao futuro, Rui Barreto não tem dúvidas de que os jovens de hoje irão, com toda a certeza, “construir uma sociedade melhor, vão aportar valor às vossas organizações, não têm de todos de construir a sua própria empresa, porque podemos ser empreendedores a trabalhar numa organização, numa empresa”. 
Segundo o governante, felizmente, nesta edição, foram elaborados projetos inovadores, “projetos de sustentabilidade, projetos para a energia, para o transporte de passageiros, empresas tecnológicas, empresas nas comunicações”. 
Em suma, sintetizou Rui Barreto, “encontrem o vosso tempo, o vosso espaço e façam coisas que verdadeiramente gostem. Porque, se conseguirem fazer isso, não tenho dúvidas de que nós seremos sempre uma região altamente competitiva, com criação de riqueza, com melhores salários, e são as pessoas felizes que tornam as sociedades melhores”.
Não será por acaso, afiançou o governante, que um estudo recente da União Europeia, envolvendo 234 regiões europeias, num período entre 2016 e 2022, a Madeira foi a terceira região que mais progrediu e convergiu com a média da União Europeia, distinguindo-se, entre os 68 parâmetros, em questões como a prontidão tecnológica, a sofisticação de negócios e a capacidade de empreender ideias novas.

 

Informações Gerais sobre o rs4e*

 

Nos dias 25 e 26 de maio, cerca de 100 alunos e 17 professores de várias escolas da Madeira e Porto Santo, estiveram na ilha dourada para disputar a final do concurso do rs4e – road show for entrepreneurship. Neste programa desenvolvido pelo Governo Regional, através da Startup Madeira, não faltaram ideias criativas, equipas motivadas e prémios para os vencedores. Este foi o culminar da intervenção da 15ª edição do rs4e nas escolas do ensino secundário e profissional. No total estiveram a concurso 334 ideias de negócio apresentadas pelos alunos das 96 turmas envolvidas neste ano letivo. Turismo, sustentabilidade, saúde, tecnologia, educação, transportes e atividades culturais foram algumas das áreas de negócios escolhidas pelos participantes.

Realçamos que foram selecionadas para esta fase final um total de 26 equipas (18 do ensino secundário + 8 do ensino profissional), que partilharam o palco do Centro de Congressos do Porto Santo. A equipa classificada em primeiro lugar participará num programa de intercâmbio de opinião e experiências em empreendedorismo, a acontecer no final do mês de agosto. Os segundos e terceiros classificados receberam prémios monetários oferecidos pelo Santander e SDM, respetivamente. Cada equipa, teve 5 minutos para apresentar e defender a sua ideia, perante os jurados e colegas de outras escolas. Além das apresentações, os alunos participaram em várias atividades de grupo, sempre relacionadas com o empreendedorismo e com a inovação. 

 

Lista de Vencedores

 

Ensino Secundário:

 

1º classificado:
Estrelícia -  Marca de produtos dermatológicos, na área da estética, feitos a partir de matéria prima de origem regional. 
Escola Secundária Jaime Moniz

 

2º classificado:
Buzzy Bug - Barras energéticas com fonte de proteína alternativa à base de insetos.
Escola Secundária Francisco Franco

 

3º classificado:
Respira um Becos - Aplicação de mindfullness, com foco no controlo da ansiedade.
Escola Secundária Francisco Franco

 

Ensino Profissional:

 

1º classificado:
Signity – Tradutor de linguagem gestual
Instituto Profissional de Transportes e Logística

 

2º classificado:
Building Art - Empresa dedicada ao backstaging.
Conservatório - Escola das Artes Engº Luíz Peter Clode

 

3º classificado:
Caravana by Night - Serviço de aluguer de caravanas para escapadelas festivas
Instituto Profissional de Transportes e Logística


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.