Pesquisar

57 projetos vão receber 1,9 milhões de euros

Apoios concedidos ao abrigo dos sistemas de incentivo começam a ser pagos hoje 29-04-2020 Economia
57 projetos vão receber 1,9 milhões de euros

Na sequência das medidas implementadas pelo Governo Regional para mitigar o impacto negativo do Covid-19 no tecido económico da Região, a Secretaria Regional da Economia, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), vai adiantar o pagamento de 1,9 milhões de euros a 57 empresas com projetos cofinanciados através do Programa Operacional ‘Madeira 14-20’.


A evolução dos acontecimentos relacionados com a propagação do Covid-19 têm exigido do Governo Regional medidas de apoio extraordinário às empresas. O tecido empresarial regional necessita de apoio imediato e por isso “o Governo vai garantir o pagamento destes apoios no mais curto espaço de tempo de forma a compensar o impacto económico da crise”, sublinha o Secretário Regional da Economia.


 “As verbas disponíveis em termos de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), canalizadas para o apoio ao tecido empresarial são, no atual momento, fundamentais, somando a outras medidas que têm sido implementadas pelo Governo Regional para garantir a manutenção dos postos de trabalho e apoiar a tesouraria das empresas”, garante Rui Barreto.


“Estamos a redirecionar todos os recursos financeiros para fazer face aos impactos negativos que a pandemia está a provocar no sector económico. O nosso objetivo é continuar a apoiar as empresas, pagando no mais curto espaço de tempo”, afirma Rui Barreto.

Entre as 57 candidaturas aprovadas no âmbito dos Sistema de Incentivos (SI), os apoios vão ajudar empresas que trabalham em sectores tão variados como o Comércio e Serviços, a Construção, o Turismo, a Saúde, a Energia e a Indústria.


Neste grupo de pagamentos as empresas vão receber 1,5 milhões de euros do PO ‘Madeira 14-20’ e o restante montante elegível, cerca de 400 mil euros, é comparticipado pelo Orçamento Regional.


Trata-se de um total de apoios a 57 projetos, dos quais 52 surgem no âmbito do SI de apoio ao Funcionamento (1,3 milhões de euros), uma candidatura é relativa ao Empreender 2020 (14 mil euros), uma no âmbito do Internacional 2020 (37 mil euros), duas candidaturas ao PROCiência (516 mil euros) e uma referente ao Valorizar 2020 (21 mil euros).


Os apoios aprovados e concedidos ao abrigo dos sistemas de incentivos contribuem para a manutenção de 237 postos de trabalhos e fomentam a criação de 33 novos empregos.

Em termos de pagamentos efetuados desdo o início deste quadro comunitário, refira-se que em 2016 foram pagos 10 milhões de euros, em 2017 foram 26 milhões de  e em 2018 o valor ascendeu aos 28,62 milhões de euros.

No ano passado contabilizaram-se 29,21 milhões de euros em pagamentos e, desde o início deste ano, já foram concedidos apoios às empresas na ordem dos 6,6 milhões de euros. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.