Pesquisar

Nova emigração é qualificada e empreendedora

Livro descreve a emigração na Freguesia de São Roque do Faial 26-04-2022 Finanças
Nova emigração é qualificada e empreendedora

O Secretário Regional das Finanças esteve presente, hoje, em representação do Presidente do Governo Regional, no lançamento do livro, “O regresso dos que nunca partiram – Memórias e histórias da Emigração de São Roque do Faial", escrito pelos irmãos Odília Abreu e Octávio Carmo, naturais daquela freguesia do Concelho de Santana.

Numa cerimónia organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial, Rogério Gouveia reconheceu o contributo dos emigrantes na economia e desenvolvimento da Madeira e Porto Santo.

Na ocasião, o governante realçou as dificuldades da emigração da primeira geração, no período entre o final do século XIX, início do século XX, em que muitos partiam e dificilmente regressavam à terra, mas que entretanto foram ultrapassadas com as novas tecnologias e transportes que aproximam as famílias, as que ficam e as que partem.

Por outro lado, o Secretário Regional das Finanças referiu-se à mudança política da Madeira, através da Autonomia, "que veio proporcionar um tipo de emigração qualificada, empreendedora, ativa e de reconhecidos méritos".

Para Rogério Gouveia, o livro, que conta com relatos de emigrantes na primeira pessoa, é um marco na história da emigração do Povo de São Roque do Faial.

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.