Pesquisar

"A aposta na transição digital é essencial para a estratégia de desenvolvimento da Região"

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia foi convidado pela ACIF para falar sobre o PRR: Apoios à Transição Digital e Internacionalização. 27-02-2023 Finanças
"A aposta na transição digital é essencial para a estratégia de desenvolvimento da Região"

De acordo com o Secretário Regional das Finanças, “a inovação, a capacitação e a transformação digital patenteiam, na sociedade contemporânea, o novo padrão de crescimento e de competitividade”, pelo que o Governo Regional tem vindo a trabalhar para que “a Madeira esteja na frente da implementação destes projetos, que melhor sirvam os cidadãos e as empresas e que reforcem o desenvolvimento da nossa economia”.

Rogério Gouveia lembra “que o Plano de Recuperação e Resiliência enquadra esta estratégia e apresenta-se como um impulso determinante, não só para a transformação digital, mas, sobretudo, para que a Região continue no caminho do progresso e da melhoria da qualidade de vida da sua população”.

No Orçamento da Região para 2023, o Governo Regional aportou cerca de 150 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação, que vão reforçar as medidas de resiliência, de transição climática e de transformação digital da nossa Região.

E neste último domínio, o governante falou de medidas como, por exemplo, “o da digitalização do Serviço Regional de Saúde, que vai permitir a sua desmaterialização, reduzindo as necessidades sentidas e assegurando o acesso mais fácil e direto de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, nomeadamente no que se refere a medidas de recuperação das listas de espera de vários consultas e cirurgias”.

Falou, também, “da digitalização na área da Educação, que permitirá dar continuidade à modernização da escola digital, criando condições para a inovação educativa e pedagógica, através do desenvolvimento de competências em tecnologias digitais”.

E ainda da “modernização e desmaterialização da Administração Pública Regional, através de novos serviços e aplicações, que facilitem a vida dos cidadãos e promovam ganhos de eficiência e de produtividade para entidades públicas e privadas”.

A aposta na transição digital como um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento da Região está também perfilado com os objetivos políticos que irão nortear os investimentos do próximo Programa Operacional Madeira 2030.

O titular da pasta das finanças não tem dúvidas que “uma Região mais inteligente e competitiva, valorativa do conhecimento e da inovação, visando um crescimento sustentável assente na diversificação inteligente do padrão produtivo, estabelecendo conexões entre as atividades consolidadas e emergentes, com maior intensidade tecnológica e promovendo as vantagens da transição digital, constitui o objetivo central do Madeira 2030”.

A nova versão do Código Fiscal de Investimento – economicamente mais atrativo e fiscalmente mais competitivo – prevê mecanismos que favorecem a valorização das empresas do setor tecnológico, com uma dedução à coleta do IRC de 40%.

“O objetivo é incrementar a promoção de condições que permitam atrair investimento nesta área, assim como atrair e fixar mão de obra qualificada, permitindo à Madeira um posicionamento distintivo enquanto centro tecnológico à escala global”, concluiu Rogério Gouveia, convidado pela ACIF para falar sobre o PRR: Apoios à Transição Digital e Internacionalização.

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.