Pesquisar

“Autonomia não se esgotou no passado”

O vice-presidente do Governo Regional disse esta quarta-feira que “a Autonomia não se esgotou no passado”. Pedro Calado, que falava na Sessão Solene, comemorativa dos 511 anos da Cidade do Funchal, alertou para as novas ameaças. 21-08-2019 Finanças
“Autonomia não se esgotou no passado” Tal como referiu, “existiram, existem e existirão sempre, de maneira recorrente, os que estão dispostos a pô-la em causa. Já sucedeu no passado, mas a ameaça é demasiado evidente, no presente, até porque temos aqui na Região quem se preste a ser conivente com esta estratégia centralizadora e manipuladora do povo madeirense”.
Por isso, alertou Pedro Calado, “não podemos permitir que ponham em causa todo o trajeto que juntos soubemos construir, eliminando as carências materiais existentes, superando as barreiras culturais, democratizando a educação, permitindo o acesso à escola a todas as famílias e não apenas a algumas, por sinal, as mais abonadas e privilegiadas”.
O governante também recordou os apoios da Região e da União Europeia que têm sido concedidos ao concelho do Funchal, cujo montante total, nos últimos anos, corresponderá a cerca de 300 milhões de euros.
Conforme referiu, desses 300 milhões, “cerca de 30 milhões foram para a agricultura e desenvolvimento rural, através do PRODERAM, cerca de 140 milhões através do programa Madeira 14-20, perto de sete milhões do MAR 2020 e, no âmbito do POSEUR mais de 121 milhões”.
Segundo Pedro Calado, “além de beneficiarem, diretamente, os proponentes dos projetos, estes apoios da Europa e do Governo Regional acabam por gerar, também, importantes receitas para a autarquia e gerar uma dinâmica económica que tem contribuído para a manutenção de um clima de estabilidade política e financeira na Região”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.