Pesquisar

Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM

A estratégia de desenvolvimento económico e social para a Região Autónoma da Madeira até 2030 já está definida e foi apresentada publicamente, esta tarde, pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado. 18-09-2020 Finanças
Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM

O Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM 2030 é um documento, orientado e coordenado pela Vice-Presidência do Governo Regional – através do Instituto de Desenvolvimento Regional –, e pelo economista Oliveira das Neves e traduz, de forma muito exata e pragmática, aquele que foi o percurso da Região nos últimos 7 anos, ao mesmo tempo que  faz uma radiografia à forma como a pandemia teve impacto na sociedade e na economia e, sobretudo, retrata aqueles que são os objetivos do Governo Regional para potenciar um novo desenvolvimento social e económico da Região para os próximos anos.

Desenvolvido por todo o Governo Regional e 62 stakeolders e grupos de interesse, este documento macro, global e que complementa todas as áreas da governação, começou a ser elaborado em janeiro de 2019, tendo por base a discussão do novo Quadro Financeiro Plurianual e com o objetivo de servir de apoio aos trabalhos preparatórios do novo ciclo de programação da Política de Coesão para o período de programação 2021-2027.

O Plano encerra em si um conjunto de orientações cruciais para o novo ciclo que a Região já iniciou em 2015 e que agora pretende consolidar nos vários domínios do desenvolvimento regional, nomeadamente através de novos ciclos económicos, baseados na informatização, na digitalização, na inovação, nas competências, com o objetivo de fazer reduzir o peso no PIB regional dos setores da construção e do turismo e de abrir caminho para a aposta em novas áreas do conhecimento, como a economia azul e a investigação e desenvolvimento (I&D).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.