Comemorações do Dia Internacional da Rapariga

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Dra. Rita Andrade, esteve presente, na passada quinta-feira, 11 de outubro, no Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos, por ocasião do Dia Internacional da Rapariga. 12-10-2018 Inclusão e Assuntos Sociais
Comemorações do Dia Internacional da Rapariga

O Instituto de Segurança Social da Madeira organizou, deste modo, um jantar convívio que contou com a participação de 30 jovens protagonistas do projeto ‘Girl Effect’, oriundas de 4 Centros Comunitários (Lugar da Serra, Nogueira, São Martinho e Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos).

 

O projeto “Girl Effect”, implementado desde 2014 na Região, tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão, partilha e ação para jovens raparigas entre os 13 e os 18 anos, a partir de atividades promovidas por estas e que envolvam outros/as jovens, da participação em ações de sensibilização e formação, eventos, conferências e outros encontros a nível nacional e internacional, nomeadamente na Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW) e da realização de atividades em períodos não letivos, entre outras.

 

Este projeto tem sido desenvolvido em parceria com a Associação Social e Cultural Graal (promotora nacional da iniciativa), e identifica-se como um movimento promotor da rapariga, ao nível da educação e saúde, de forma a desencadear um efeito de mudança do seu próprio percurso.

 

O dia 11 de outubro foi instituído, em 2011, como o Dia Internacional das Raparigas, através da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de promover uma maior consciência relativamente à situação das raparigas em todo o mundo, de forma a quebrar o ciclo de discriminação e violência e promover a proteção dos seus direitos.

 


Anexos

Descritores