Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo Regional está a reabilitar 16 moradias da IHM no Porto Moniz

O Governo Regional já iniciou as obras de reabilitação a 16 moradias da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira no Porto Moniz. Nesta empreitada vão ser feitas intervenções nos alçados, exteriores e rede de abastecimento de água, num investimento que terá o valor de cerca de 193 mil euros. 29-07-2019 Inclusão e Assuntos Sociais
Governo Regional está a reabilitar 16 moradias da IHM no Porto Moniz

As obras vão contemplar reparações e a colocação de revestimento térmico pelo exterior em todos os alçados, a colocação e pintura de novas soleiras e peitoris e a execução de uma nova rede de abastecimento de água potável.
As janelas serão substituídas por estruturas em alumínio, com corte térmico, registo de ventilação variável e vidros duplos e as portas exteriores serão igualmente mudadas para unidades de alumínio com isolamento. Toda a rede de abastecimento de água potável será mudada.

Os trabalhos, que têm um prazo estimado de execução de 150 dias, garantirão mais segurança e conforto aos moradores.

Numa segunda fase está prevista a instalação de painéis solares, sendo que nesta intervenção será já realizada uma pré-instalação.

A segunda fase será executada no âmbito das candidaturas efetuadas pela IHM e recentemente aprovadas ao programa Operacional Madeira 14-20, eficiência energética em habitações sociais.
Estas duas intervenções irão permitir a redução dos consumos energéticos e, consequentemente, da fatura da eletricidade e gás destas famílias.

Outros oito bairros da IHM estão também abrangidos por esta operação de eficiência energética, concretamente os conjuntos habitacionais das Romeiras e Santo Amaro, no concelho do Funchal, Casais D’Além e Figueirinhas, em Santa Cruz, Achada, Balseiras e Jardim da Serra, em Câmara de Lobos, e Seixal, no Porto Moniz.

As primeiras 10 moradias na vila do Porto Moniz foram construídas em 1988 e as restantes seis em 1997. Desde então já foram alvo de diversas intervenções. Porém, esta é a de maior dimensão.

Nestas 16 moradias (seis T2, quatro T3 e seis T4) residem cerca de 50 pessoas.


Anexos

Descritores