Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Augusta Aguiar em visita de trabalho ao Porto Santo

Augusta Aguiar, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania esteve ontem, 10 de novembro, na ilha do Porto Santo, para uma visita de trabalho para se inteirar do ponto de situação de vários assuntos sob a sua tutela. 12-11-2020 Inclusão Social e Cidadania
Augusta Aguiar em visita de trabalho ao Porto Santo

Com uma agenda preenchida, que começou com uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, teve ainda oportunidade de se inteirar de outros assuntos relacionados com as áreas que tutela, e conhecer de perto as maiores dificuldades sociais das famílias porto santenses.

 

Cerca de 230 mil euros para a requalificação do Bairro das Matas

 

O Governo Regional, através da IHM, EPE-RAM, promoveu a requalificação de várias moradias do Bairro das Matas, num investimento de, aproximadamente, 230 mil euros. Este bairro, construído em 1998 e composto por 12 moradias de tipologia T2 e T3, apresentava já algum desgaste, tendo sido promovidas 2 empreitadas de requalificação, com o objetivo de reparar fachadas e coberturas, substituir acessórios da rede de abastecimento de água, substituição de vãos e colocação de novos tapa-sóis e janelas com vidro duplo, melhorando assim a eficiência energética das habitações, o aspeto exterior e as condições de habitabilidade.

A conclusão destas empreitadas reforça o objetivo do Governo Regional no sentido de garantir às famílias residentes as melhores condições de habitabilidade, comodidade e segurança, suprimindo sinais evidentes da passagem do tempo, ao nível das estruturas construídas e espaços comuns.

 

FEAS e FAROL já apoiaram 406 residentes no Porto Santo

A governante marcou também presença na abertura de diversas sessões de esclarecimento junto de empresas e de bordadeiras/artesãos, relacionadas com o Fundo de Emergência para Apoio Social (FEAS) e Fundo de Apoio Regional às Organizações Locais (FAROL), criados pelo Governo Regional para apoiar as famílias com perdas de rendimentos causadas pela pandemia da COVID-19.

Recorde-se que o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC), operacionaliza a gestão destes fundos, em parceria com instituições da economia social de todos os concelhos da Região, tem vindo a promover uma série de sessões de esclarecimento à população madeirense e porto santense.

 

A equipa multidisciplinar da SRIC, envolvida na gestão destes fundos de apoio social, em conjunto com as respetivas entidades parceiras de cada concelho, encontra-se a percorrer toda a Região, numa série de ações planeadas com o objetivo de divulgar e esclarecer as regras de acesso a estes apoios, que se encontram disponíveis para as famílias.

Até à data, através do FEAS e do FAROL, o Governo Regional já apoiou 406 pessoas residentes no Porto Santo, num valor total de 62 mil euros.

 

CAO do Porto Santo com novas instalações

Durante a visita à ilha do Porto Santo, Augusta Aguiar articulou a transferência do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), que se encontra a funcionar, provisoriamente, no Pavilhão Multiusos do Porto Santo, para as instalações da antiga Escola Primária do Farrobo, imóvel pertencente à Câmara Municipal, onde os utentes do CAO terão melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades diárias.

 

O CAO do Porto Santo disponibiliza apoio técnico permanente nos planos físicos, psíquico e social e promove a participação em diversas atividades culturais, desportivas e recreativas, pelo que é fundamental que disponha de um espaço adequado para as desenvolver.

 

Salientou que “nesta deslocação ao Porto Santo, foi dado um passo importante para a transferência do CAO do Porto Santo para novas instalações, de forma a proporcionar, aos seus utentes e colaboradores, melhores condições para a realização do seu trabalho diário de apoio e proteção das pessoas portadoras de deficiência.”

 

Na última iniciativa do dia, Augusta Aguiar destacou, na área da Habitação Social, “a importância das obras de requalificação do Bairro das Matas, no Porto Santo, como forma de proporcionar aos seus residentes melhores condições de habitabilidade, e melhorar a eficiência energética das habitações, dois grandes objetivos deste mandato, na área da habitação."

 

A visita à ilha do Porto Santo serviu também para, uma vez mais, ouvir as preocupações da população local, acerca das principais dificuldades sentidas a nível social e económico, em especial neste contexto de pandemia, e dar a conhecer as várias formas de apoio disponibilizadas pelo Governo Regional. 

 

Referiu que "existem ainda apoios disponíveis para as famílias, pelo que é importante que as populações locais sejam devidamente informadas acerca da disponibilidade destes apoios e das regras de acesso aos mesmos, de forma que possam encontrar formas de compensar as perdas de rendimento, permitindo assim que consigam continuar a assegurar os seus compromissos, no que diz respeito, nomeadamente, às contas de água, luz, gás, rendas, créditos habitação, despesas com filhos a estudar fora, nas universidades.”

 

Concluiu a visita, afirmando que " o concelho do Porto Santo continuará a ser uma prioridade na ação do Governo Regional, de forma a reforçar quer o apoio à população quer ao tecido empresarial, não só no âmbito da pandemia,  como no sentido de alavancar a recuperação e resiliência presente e futura da ilha."

 

 


Anexos

Descritores