Pesquisar

Pescadores, mestres e armadores em ações de sensibilização/formação para a recolha do lixo marinho

Cerca de 20 pescadores, mestres e armadores participaram na primeira sessão de formação/sensibilização para a recolha do lixo produzido pelas próprias embarcações e encontrado no mar. 15-09-2021 Mar e Pescas
Pescadores, mestres e armadores em ações de sensibilização/formação para a recolha do lixo marinho

É a primeira vez que a secretaria regional de Mar e Pescas e as duas direções regionais, a do Mar e das Pescas, levam a cabo ações de formação/sensibilização para pescadores, mestres e armadores, com enfoque na recolha do lixo que é produzido a bordo das embarcações, mas também para aquele que é encontrado no mar.

 

Estas ações, ministradas pela própria diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, e pelo responsável das Lotas e Entrepostos, Pedro Delgado, vão prolongar-se no tempo, até atingir toda a comunidade piscatória. O projeto designado OceanLit foi iniciado em 2019, mas a crise sanitária adiou a sua implementação.

 

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, presidiu à primeira sessão da formação/sensibilização, na lota do Funchal, e aproveitou para lembrar a “responsabilidade que todos nós temos na preservação dos oceanos”, referindo que “essa responsabilidade é ainda maior para quem vive dos recursos marinhos”.

 

Teófilo Cunha registou a “forte adesão” dos pescadores, mestres e armadores, reconheceu que os pescadores têm hoje em dia “uma atitude mais responsável” em relação ao mar e à necessidade de o preservar, mas entende que “a formação agora iniciada é fundamental para que todos tenhamos a noção da importância que o mar tem na nossa qualidade de vida e nas condições do clima”.

 

O projeto é cofinanciado em 85% pela União Europeia, sendo a restante verba do Orçamento da Região. Nesta primeira sessão, o governante mostrou os vários contentores que já foram adquiridos e onde serão depositados os lixos, bem como a bandeira que cada embarcação aderente ao projeto irá hastear a bordo. Os contentores serão colocados e sinalizados em todos os portos de pesca.

 

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.