Pesquisar

Renovação da frota espadeira: Governo junta armadores e construtor naval para debater modelo-tipo das futuras embarcações

O Governo Regional promoveu uma ação de esclarecimento relacionada com a renovação da frota espadeira. 26-01-2023 Mar e Pescas
Renovação da frota espadeira: Governo junta armadores e construtor naval para debater modelo-tipo das futuras embarcações

O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, reiterou esta quarta-feira o compromisso do Executivo na renovação da frota espadeira, sublinhando a importância social e económica que esta atividade representa para a Madeira.

 

“É um setor fundamental e transversal para a nossa economia e para a nossa sociedade, e o nosso empenho na renovação da frota espadeira assenta nessa convicção e no reconhecimento do muito que a Pesca tem feito pela Região”, disse Teófilo Cunha na abertura de uma sessão de esclarecimento que reuniu em Câmara de Lobos, armadores, membros do Governo e técnicos de um estaleiro naval do continente.

 

“Este encontro é mais um passo, um passo importante, neste processo de renovação da nossa frota espadeira”, prosseguiu o secretário regional, sublinhando a necessidade de apostar na modernização do setor, como garantia de crescimento e de futuro para as Pescas madeirenses.

 

Esse compromisso foi materializado este ano, no Orçamento Regional para 2023, com a inscrição de uma verba de um milhão de euros, a replicar nos anos seguintes, para a renovação da frota espadeira. São 23 embarcações, com uma média de idades superior a 40 anos, que servem cerca de 240 pescadores. “É urgente iniciar este processo, e é isso que estamos a fazer”, vincou o governante, mostrando-se satisfeito pela adesão dos armadores à sessão de esclarecimento, o que revela a “vontade” e o “entusiasmo” em integrar este processo.

 

O encontro contou com a presença dos principais armadores da frota espadeira, que debateram o modelo de embarcação para a pesca do Espada-Preto, tendo em consideração as regras comunitárias de potência e arqueação bruta para a Madeira, e as características específicas desta arte de pesca. No final, ficou um ‘esboço’ que servirá como base de trabalho. “Estou muito satisfeito por estar aqui. Há muito que esperava por este dia, que é muito importante para pesca da espada”, resumiu Jacinto Silva, presidente da Coopesca.

 

A par destes encontros com armadores, a Secretaria Regional do Mar e Pescas está a preparar um memorando para enviar a Bruxelas, a solicitar a autorização para a concessão de auxílios de Estado, que viabilizem este processo de renovação. 

 

No ano passado, foram descarregadas nos portos regionais 2,259 mil toneladas de Peixe-EspadaPreto. O valor mais elevado dos últimos anos, que resultou numa faturação de 7,459 milhões de euros, referente à primeira venda em lota.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.