Pesquisar

Teófilo Cunha: Todo o investimento nas Pescas, é um bom investimento

Novo sistema permite o acompanhamento do peixe do mar até ao prato do consumidor. 23-05-2023 Mar e Pescas
Teófilo Cunha: Todo o investimento nas Pescas, é um bom investimento

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, reforçou esta desta terça-feira na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores, no Funchal, o “compromisso” do Governo Regional com os pescadores e com os consumidores, através do investimento que tem sido realizado no setor.


“Olhamos para as Pescas como uma área fundamental, não só para os pescadores, armadores e respetivas famílias, como também para os consumidores e para a importância que tem para a economia regional”, enquadrou Teófilo Cunha, durante a apresentação pública do 'Fishmetrics'. Um sistema de rastreabilidade (acompanhamento) instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, que permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.


Um investimento do Governo Regional de 51 mil euros, comparticipado a 90% pelo programa MAR2020, que Teófilo Cunha considera ser “valioso” tendo em conta o que vem possibilitar. “Passa a existir um controlo desde o mar até ao prato, o que numa altura em que os consumidores gostam de estar cada vez mais informados, é bastante importante”, disse o secretário regional.


O ‘Fishmetrics’ permite saber em qualquer fase do circuito comercial os dados referentes a determinado pescado, nomeadamente o local de captura, espécie, biologia e habitat, a importância no setor, e informações relacionados com a sua gastronomia. Ficam também registados dados relativos à data e local de descarga, número de lote, peso e um conjunto de dados sobre a embarcação que efetuou a captura: identificação, características, fotografia da mesma, atividade regular e artes de pesca utilizadas. Toda a informação é acompanhada por uma foto do lote em causa, adquirida na altura da pesagem em lota.

 

Não tem custos para os pescadores e restantes agentes do setor, e não só vem responder às mais recentes orientações comunitárias da Política Comum de Pescas, como tem merecido muitos elogios das autoridades europeias. Além da informação ao consumidor, o sistema traz mais-valias para a ciência e investigação, fornecendo dados estatísticos sobre a dimensão, e peso e local das capturas, dando igualmente um importante contributo para a gestão das quotas de pesca.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.