Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Portal “Mar Madeira” revela potencialidades da Região para o crescimento da economia azul

“O portal Mar Madeira é uma porta para mostrar ao mundo o excelente trabalho que o Governo Regional tem desenvolvido na área do mar" - secretário regional de Mar e Pescas 29-06-2021 Mar e Pescas
Portal “Mar Madeira” revela potencialidades  da Região para o crescimento da economia azul

O secretário regional de Mar e Pescas realçou a importância de concentrar numa plataforma digital todo o trabalho que a Região tem vindo a desenvolver na área do mar, em especial os projetos para o crescimento azul, a ciência, a investigação, os recifes artificias, a literacia do mar, as atividades e as ações de preservação do meio marinho. “O portal Mar Madeira é uma porta para mostrar ao mundo o excelente trabalho que o Governo Regional tem desenvolvido na área do mar e, ao mesmo tempo, revelar o nosso potencial económico neste setor”, disse Teófilo Cunha.

 

O governante falava na apresentação pública da plataforma Mar Madeira, que decorreu na direção regional do Mar, com a presença da diretora regional, Mafalda Freitas, do diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, do comandante do Porto, Luís Guerreiro, do comandante da GNR, António Monteiro, do presidente da ARDITI, Rui Caldeira, da vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa Fernandes.

 

Teófilo Cunha explicou que o investimento agora realizado tem objetivos muitos concretos: “O portal Mar Madeira surge como uma necessidade imperiosa, uma obrigação institucional do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas e da Direção Regional do Mar (DRM), de trazer a público o que de novo surge diariamente nas áreas da ciência, investigação e tecnologia ligadas ao mar, mas é também um dever assegurar à população uma informação objetiva e por todos compreendida.”

 

A diretora regional do Mar referiu que a visão da direção regional a que preside “é a de elevar o nível de conhecimento, de preservação e de valorização do mar da Região a um novo patamar de relevância na vida da nossa comunidade”, destacando “a investigação científica, a literacia dos oceanos e a economia azul circular como vitais na estratégia da Região para o mar”.

 

De acordo com Mafalda Freitas, “é tempo de tomar consciência do imenso contributo e valor que o mar tem para o nosso futuro, pelo que, o Portal Mar Madeira surge para ajudar neste objetivo, pois trata-se de uma ferramenta da maior importância para a comunicação da direção regional com a toda a sociedade, em particular, com os investidores e utilizadores do mar”.

 

Refira-se que o portal é interativo, está organizado em várias áreas do mar, sendo que para cada uma delas, a DRM pretende disponibilizar a informação necessária com fácil acesso à obtenção de autorizações, licenciamentos ou certificações de um determinado negócio ou atividade no mar.

 

 


Anexos

Descritores