Pesquisar

Limpeza do fundo do porto de pesca do Caniçal surpreende pela quantidade de pneus recolhidos

A operação engloba o projeto OceanLit e juntou os titulares das duas secretarias regionais, do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, e a diretora regional, Mafalda Freitas; do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, e o diretor regional, Manuel Ara de Oliveira. 26-07-2021 Mar e Pescas
Limpeza do fundo do porto de pesca do Caniçal surpreende pela quantidade de pneus recolhidos

Foi produtiva e verdadeiramente impressionante, pela quantidade de objetos recolhidos, a operação de limpeza do fundo do porto de pesca do Caniçal. Pneus, muitos pneus, cadeiras, redes, estruturas de metal, plásticos, de tudo um pouco recolheram os mergulhadores voluntários da Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direção Regional do Mar, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

 

A operação engloba o projeto OceanLit e juntou os titulares das duas secretarias regionais, do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, e a diretora regional, Mafalda Freitas; do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, e o diretor regional, Manuel Ara de Oliveira.

 

O evento sublinhou a necessidade de prover recursos, meios técnicos e financeiros, para a urgente e inadiável limpeza dos oceanos, mas acima de tudo para a educação e sensibilização das populações, pois os esforços das entidades governativas, das organizações e de todos quantos se preocupam com a qualidade dos oceanos e as alterações climáticas só terão sucesso quando deixarmos de fazer do mar a lixeira planetária.

 

A recolha contou com a colaboração das Brigadas do Oceanos, uma parceria entre a Direção Regional do Mar e a Direção Regional de Juventude, que procederam à distribuição de cinzeiros recicláveis, e do SANAS.

 

De acordo com a legislação comunitária adotada pela Região, a limpeza dos fundos dos portos de pesca passou a ser obrigatória. É da responsabilidade das entidades gestoras dos portos monitorizar o espelho de água e a coluna de água.

 

A secretaria regional de Mar e Pescas voltará a desenvolver nova ação no próximo mês de setembro.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.