Pesquisar

Mar 2020 Madeira com mais 20% de taxa de execução que o continente

A Região atingiu, na mesma data, os 21,9 milhões de euros de despesa pública e 19,7 milhões de euros de fundo executado, o que corresponde a 74% do valor programado. 13-08-2021 Mar e Pescas
Mar 2020 Madeira com mais 20% de taxa de execução que o continente

A Região Autónoma da Madeira leva uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais em relação ao território continental nacional, na execução do Programa Operacional (PO) Mar 2020. O desempenho da secretaria liderada por Teófilo Cunha expressa-se na clareza dos números.

 

Da análise comparativa com os valores reportados no Boletim Mensal da AD&C (junho de 2021), é possível aferir que a performance do MAR 2020 Madeira apresenta 19% acima do valor apurado a nível nacional, com uma taxa de 55%.

 

A Região atingiu, na mesma data, os 21,9 milhões de euros de despesa pública e 19,7 milhões de euros de fundo executado, o que corresponde a 74% do valor programado para o período. Foram ainda efetuados pagamentos no montante de 19,7 milhões de euros, portanto, 74% do total programado.

 

No âmbito do MAR 2020 Madeira, foram já aprovadas 381 operações, que totalizam um montante de 25,8 milhões de euros de despesa pública, a que corresponde uma comparticipação do FEAMP de 22,7 milhões de euros, representando uma taxa de compromisso na ordem dos 85% do total do fundo programado, no valor de 26,7 milhões de euros.

 

Em relação às medidas que beneficiaram do fundo, refira-se, a título de exemplo, a promoção de uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, com uma taxa de compromisso de 87% e uma execução (já paga) na ordem dos 61%.

 

Já a medida “promover a comercialização e a transformação dos produtos de pesca e aquicultura” atingiu os 86% de compromisso e o mesmo valor percentual, quer ao nível da execução, quer em termos de valores pagos.

 

O Mar 2020 enquadra nas prioridades estratégicas “a promoção da competitividade com base na inovação e no conhecimento, a sustentabilidade económica social e ambiental do sector da pesca e da aquicultura, contributos para o bom estado ambiental do meio marinho, a promoção da Política Marítima Integrada, o desenvolvimento das zonas costeiras, o aumento do emprego e da coesão territorial, bem como aumentar a capacidade e qualificação dos profissionais do sector”.

 

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, numa reação aos dados revelados, considera que o “nível de desempenho do Mar 2020 Madeira, tanto no número de operações aprovadas como no ritmo de execução, apresenta uma boa dinâmica”, destacando a “imagem de credibilidade da Região” perante as instâncias nacionais e enaltecendo a “importância do PO Mar 2020 no desenvolvimento sócio-económico da Região” quando faltam ainda dois anos para terminar a execução do fundo.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.