Pesquisar

Secretário do Mar anuncia a realização do Madeira Underwater Open em 2022

Terminou no Porto Santo o Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático, mas a Região vai manter-se no topo da realização de eventos ligados ao mar com projeção mundial. 12-10-2021 Mar e Pescas
Secretário do Mar anuncia a realização  do Madeira Underwater Open em 2022

Para surpresa e agrado da organização e equipas participantes, o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, anunciou que o Governo Regional vai aplicar no próximo ano o financiamento que inscreveu para o mundial na realização do 1.º Madeira Underwater Open.

 

A decisão deve-se ao “grande sucesso” da organização do Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático, ao “efeito multiplicador” que o evento gerou na economia local, à envolvência dos alunos, escolas, professores e pais no evento, sensibilizando a comunidade para as questões do mar e a preservação do meio marinho, e à “enorme projeção mundial” do Porto Santo, com a circulação de centenas de fotografias e vídeos pelos vários órgãos de comunicação social regionais, nacionais, ingleses e norte-americanos, mas também nas redes sociais.

 

“Quem assistiu a este Campeonato do Mundo, percebeu logo que se tratou de uma prova de grande sucesso”, destacou o secretário regional de Mar e Pescas, que representou o Governo Regional na sessão de encerramento. “E quando assim é, o Governo entende que deve ajudar as organizações a conquistar para a Madeira mais provas de relevo mundial”, acentuou.

 

Nesse sentido, o Governo Regional vai manter a parceria com a Associação de Natação da Madeira e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas e realizar em novembro de 2022, no Funchal, o 1.º Madeira Underwater Open de Fotografia e Vídeo Subaquático, uma prova em tudo semelhante ao mundial, mas com menos exigências técnicas e por isso mesmo se espera que possa atrair muito mais equipas e praticantes do mergulho.

 

A Itália e a Espanha arrecadaram vários primeiros lugares (existem diferentes categorias de fotografias e vídeos), o Chile, com dois primeiros lugares, foi a surpresa, Portugal conseguiu o bronze numa das modalidades.

 

O Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquático decorreu no Porto Santo, de 4 a 9 de Outubro, com a participação de atletas de 22 países, mais de 100 participantes e a realização de 700 mergulhos.

 

O Governo Regional investiu 60 mil euros no evento, valor que teve um efeito multiplicador na economia do Porto Santo, com as acomodações nos hotéis, refeições, aluguer de equipamentos e embarcações. O evento realizou-se em pareceria com a Associação de Natação da Madeira, presidida por Avelino Silva, entidade que recebeu de todas as equipas rasgados elogios, bem como o diretor da prova, Pedro Vasconcelos.

 

 

 

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.