Pesquisar

Canárias também se queixa da falta de verbas para renovação da frota

O secretário regional de Mar e Pescas classificou de “incompreensível” que as entidades europeias persistam em tratar as artes de pesca da Madeira e dos Açores ao mesmo nível da pesca industrial e de arrasto. 16-11-2021 Mar e Pescas
Canárias também se queixa da falta de verbas para renovação da frota

Teófilo Cunha falava no final do encontro de trabalho com o presidente do Conselho Consultivo das Regiões Ultraperiféricas (CCRUP’s) David Pávon, natural das Ilhas Canárias, reunião que contou com a presença do diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, do Vice-Presidente do CCRUP, Gualberto Rita, da Secretária Geral do CCRUP, Daniela Costa, e do Presidente da Coopesca Madeira Jacinto da Silva.

 

Madeira, Açores, Canárias e Territórios Ultramarinos Franceses partilham preocupações que são comuns e alguns desses assuntos foram revisitados durante o encontro que se realizou no gabinete do secretário regional de Mar e Pescas.

 

“Temos particularidades muito semelhantes na área das pescas, por exemplo”, declarou Teófilo Cunha. “Muitas dessas questões unem os vários territórios e isso leva-nos a pensar que devemos trabalhar a uma só voz.”

 

O governante madeirense avança com um exemplo. “A União Europeia continua a criar regras gerais para as implementar em situações muito particulares e específicas. É o caso da renovação das frotas de pesca, que tanto na Madeira, Açores e Canárias, sendo que Canárias integra uma das maiores potências de pesca, que é a Espanha, também se debatem com problemas da falta de apoio para a renovação das suas frotas.”

 

O secretário regional de Mar e Pescas diz que o objetivo da criação das RUP “foi precisamente para reconhecer que esses territórios têm especificidades muito próprias e é por isso que têm um estatuto diferente, reconhecido pela própria União Europeia”.

 

“O que vemos é ser vedado a esses territórios apoios que estão consagrados para atividades com caráter tradicional e específico, como as ajudas à renovação da frota”, sublinhou. Teófilo Cunha.

 

O presidente da CCRUP, David Pávon, também criticou o comportamento da União Europeia e considerou “inadequado” que embarcações com 15 a 20 metros e com cinco ou dez pescadores a bordo, que praticam uma pesca sustentável, “sejam tratadas como se fossem embarcações com 100 pescadores”.

 

   

 

 

 

 

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.