Pesquisar

Escola Azul recebe “Alto Patrocínio” do Presidente da República

O “Alto Patrocínio” do Presidente da República tem como objetivo “promover, incentivar e mobilizar o país e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”. 28-01-2022 Mar e Pescas
Escola Azul recebe “Alto Patrocínio” do Presidente da República

A rede de Escolas Azuis acaba de receber o “Alto Patrocínio” do Presidente da República. Um reconhecimento acolhido com “satisfação” pela secretaria regional de Mar e Pescas e pela direção regional do Mar, entidade que na Região coordena a rede regional de Escolas Azuis, em parceria com a secretaria regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

 

O Presidente da República tem defendido que o desenvolvimento económico e social de Portugal passa por um regresso do País ao mar e foi isso mesmo que deixou bem vincado durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizaram na Madeira, em Junho de 2021.

 

Em todas as intervenções que fez, Marcelo Rebelo de Sousa instigou o Governo da República a trabalhar em parceria com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, por entender que os dois arquipélagos garantem a Portugal “uma dimensão Atlântica” que faz do País a terceira maior zona marítima da Europa e a 10.ª do mundo.

 

Desde que a direção regional do Mar passou a coordenar a rede regional de Escolas Azuis na Madeira, há cerca de um ano, o projeto ganhou apoios e parceiros, entre os quais municípios, FNAC e Delta Cafés.

 

O “Alto Patrocínio” do Presidente da República é recebido como “um gesto de reconhecimento da importância deste programa educativo, que afirma o trabalho contínuo de promoção da Literacia do Oceano na comunidade escolar, para criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano”.


O “Alto Patrocínio” do Presidente da República tem como objetivo “promover, incentivar e mobilizar o país e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”.

 

O programa promove aprendizagens fora do contexto da sala de aulas, com aulas práticas no exterior das escolas e no mar, realização de desportos náuticos, limpeza das parias e apadrinhamento de praias, tendo como lema aliciar o gosto por aprender a aprender, aprender a ser, aprender a estar e aprender a fazer.

 

O objetivo é aproximar as escolas, municípios, entidades públicas e privadas do mar, conferindo-lhes uma responsabilidade social, em defesa da sustentabilidade e biodiversidade dos oceanos. Os estabelecimentos de ensino que aderem ao projeto recebem a Bandeira Escola Azul, conferindo-lhes o estatuto de escolas formadoras da geração azul.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.