Pesquisar

Secretaria do Mar desenvolve formação para saída profissional na aquacultura

O curso de Técnico de Aquicultura é uma “Ação Capacitar”, promovida pelo Instituto de Qualificação em colaboração com a Direção Regional do Mar (DRM). 13-06-2022 Mar e Pescas
 Secretaria do Mar desenvolve formação para saída profissional na aquacultura

O Secretario Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, foi conhecer as bases do curso Técnico de Aquicultura, que decorre no Centro de Maricultura da Calheta (CMC), projeto formativo desenvolvido no âmbito da “Ação Capacitar”.

 

O governante fez-se acompanhar da presidente do Instituto de Qualificação, Sara Estudante Relvas, da diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, e do diretor do Centro de Maricultura, Carlos Andrade.

 

Teófilo Cunha trocou impressões com os alunos e inteirou-se sobre os vários aspetos da formação prática que os formandos estão a receber, quer através das entidades públicas quer das privadas que integram o setor.

 

Alguns dos formandos estão em rotatividade entre o CMC, onde ocorre a investigação e as duas empresas privadas com interesses na aquicultura, um sector que em 2021 atingiu 1.627 toneladas de dourada produzidas e gerou um volume de negócio de 7,7 milhões de euros.

 

O curso de Técnico de Aquicultura é uma “Ação Capacitar”, promovida pelo Instituto de Qualificação em colaboração com a Direção Regional do Mar (DRM).

 

Dos 11 alunos inicialmente inscritos, 8 estão a concluir a formação que os preparou para realizar as tarefas inerentes à atividade numa exploração aquícola com eficiência e autonomia, estando, portanto, aptos a entrar no mercado de trabalho.

 

A ação contemplou 18 módulos, num total de 600 horas de formação a que somam 315 de Formação Prática em Contexto de Trabalho.

 

O grupo de formadores contou com diversos elementos do Instituto de Qualificação, da Direção Regional do Mar, investigadores e ainda profissionais das empresas regionais do setor.

 

A formação prática conta com a colaboração de todos os envolvidos, permitindo aos formandos experienciar a aprendizagem teórica e desenvolver novas competências, traduzidas nos resultados de aprendizagem, de forma efetiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.

Estão envolvidos no projeto de estágio a DRM; CMC (DRM); Marisland; Marismar; Aquabaía.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.