Pesquisar

Teófilo Cunha esteve presente na tomada de posse do Major João Boita

O Secretário Regional de Mar e Pescas, em representação do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, marcou presença na tomada de posse do novo Comandante da Estação de Radar N.º 4, Major João Boita. 09-09-2022 Mar e Pescas
Teófilo Cunha esteve presente na tomada de posse do Major João Boita

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, esteve esta sexta-feira, 9 de setembro, presente na cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Estação Radar N.º 4, Major João Boita, que sucede ao Tenente-Coronel José Sargaço.

 

A Estação de Radar N.º 4, situada no Pico Areeiro, é parte integrante e fundamental do projeto de extensão do sistema de comando e controlo aéreo de Portugal, ao arquipélago da Madeira.

 

Devido à sua importância geoestratégica, a estação opera de forma contínua durante as 24 horas do dia, todo o ano. Promovendo a ampliação do alcance da defesa aérea nacional, através da vigilância e controlo do Espaço Estratégico de Interesse Nacional, fator persuasor e determinante na afirmação da soberania nacional.

 

Permite também aumentar a eficácia e segurança no cumprimento de outras missões de interesse público, tais como as missões de alerta, busca e salvamento, fiscalização das atividades de pesca e da prática de atos ilícitos.

 

No âmbito da segurança da navegação aérea, pode ser acrescentado que a disponibilização do sinal de radar secundário da Madeira, ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, contribui de forma determinante para a melhoria do controlo e segurança do tráfego aéreo da região.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.