Pesquisar

Secretaria Regional de Mar e Pescas promove campanha - Gamba-da-Madeira 2022

Esta campanha decorreu no âmbito do projeto comunitário MARISCOMAC. Possuindo a ambição de promover o desenvolvimento de conhecimentos e transferência de tecnologias, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia. É de relevar que este é o único projeto INTERREG MAC coordenado pela Madeira, nomeadamente pela Direção Regional do Mar. 22-09-2022 Mar e Pescas
Secretaria Regional de Mar e Pescas promove campanha - Gamba-da-Madeira 2022

No âmbito do desenvolvimento comercial desta pescaria e consequente benefício da economia do mar, foi efetuada, entre 13 e 22 de setembro a bordo da embarcação de pesca comercial Baía de Câmara de Lobos (FN 1687), uma campanha de investigação científica visando, entre outros, dar continuidade à avaliação do estado do stock da gamba-da-Madeira, já iniciada em campanhas de investigação anteriores, e transferir tecnologia e métodos de pesca a empresas ligadas ao sector, investidores e armadores interessados em explorar este recurso.


Para avaliação do estado do stock da gamba-da-Madeira foram sempre analisadas as mesmas estações de amostragem, incluindo a área ao largo das Desertas e entre Câmara de Lobos e o Cabo Girão.

 

Os dados recolhidos permitiram adquiri informação acerca da biologia e dinâmica populacional da espécie, avaliar as capturas por unidade de esforço, bem como efetuar uma análise comparativa com os resultados obtidos anteriormente.


Concomitantemente, permitirá realizar um estudo biotecnológico com as cascas de camarão, por forma a verificar a sua aplicabilidade e possibilidade de reaproveitamento, uma vez que normalmente são descartadas, existindo assim a possibilidade destes compostos serem utilizados em diversas áreas, tais como a indústria farmacêutica. 


Por fim, esta campanha foi uma boa oportunidade para verificar as condições de implementação dos sistemas remotos de observação na embarcação em que se realizou a campanha.


De salientar, que a observação da pesca comercial é uma das obrigações impostas pela União Europeia, podendo ser efetuada através da utilização de sistemas de observação in loco ou remotos. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.