Pesquisar

Escola Azul leva tradição da cabotagem aos ‘Momentos Fnac’

Iniciativa promovida pela direção regional do Mar e pela Câmara Municipal da Ribeira Brava. 17-10-2022 Mar e Pescas
Escola Azul leva tradição da cabotagem aos ‘Momentos Fnac’

Foi uma viagem ao passado, agora em vídeo. A tradição da cabotagem, o transporte costeiro de pessoas e bens, recriada em Abril passado, durante a Semana da Cultura da Ribeira Brava, vai ser apresentada esta segunda-feira, dia 17 de Outubro, pelas 19 horas, no auditório da Fnac, no Madeira Shopping, numa curta-metragem promovida pela Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direção Regional do Mar.


A apresentação, que conta com as presenças do secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, e da diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, está inserida nos ‘Momentos Fnac’. Uma parceria mensal entre a Direção Regional do Mar e a Fnac, no âmbito do programa Escola Azul.


A Ribeira Brava, pela sua localização, era um ponto de paragem obrigatório e importante nestas ligações marítimas costeiras. “Foi uma atividade de grande importância no passado para a economia e para toda a comunidade regional, e como parte da nossa história é importante que a recordemos”, considera Teófilo Cunha, enquanto Mafalda Freitas explica que “o objetivo da iniciativa é promover a Literacia do Oceano e toda uma herança marítima que se quer lembrada”.
Esta recriação histórica – uma iniciativa conjunta da Direção Regional do Mar e da Câmara Municipal da Ribeira Brava –, consistiu numa “viagem” até 1908, recuperando os momentos de desembarque e embarque de pessoas e mercadorias de e para o Funchal.


O Programa Escola Azul é um projeto do Ministério do Mar, que na Região é desenvolvido pela Direção Regional do Mar, e tem como missão a promoção da Literacia do Oceano na comunidade escolar. “Queremos crianças e jovens participativas. Que sejam capazes de intervir ativamente e contribuir para a sustentabilidade dos oceanos”, afirma a diretora regional.


Na Madeira, a Escola Azul envolve 43 estabelecimentos de ensino, promovendo aprendizagens fora da sala de aula, através de ações práticas no exterior. Desportos náuticos, limpezas de praias e exposições temáticas são algumas das atividades desenvolvidas.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.