Pesquisar

Região já esgotou quota da Xara autorizada

Está interdita a pesca de tubarões de profundidade, associados à pescaria do peixe-espada-preto, a partir das zero horas do dia 24 de novembro de 2019. 05-12-2019 Mar e Pescas
Região já esgotou quota da Xara autorizada

A Madeira esgotou a 24 de Novembro a quota de sete toneladas de Xara autorizada pela União Europeia. De acordo com as normas comunitárias, em particular o n.º 2 do artigo 35.º do Regulamento (UE) n.º 1224/2009, de 20 de novembro, “considera-se interdita a pesca de tubarões de profundidade, associados à pescaria do peixe-espada-preto, a partir das zero horas do dia 24 de novembro de 2019, na referida zona. As capturas mantidas a bordo e registadas em Diário de Pesca até esta data, podem ser descarregadas”. Daqui para a frente, a proibição é total.

A safra da Xara é uma actividade realizada de forma casual. Trata-se de uma espécie (tubarão) que vive à mesma profundidade do peixe-espada-preto. É durante a captura da espada que os pescadores acabam por trazer para bordo, de forma involuntária, a espécie que também é conhecida por “gata de Câmara de Lobos”.

Para evitar penalizações à Região, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informou a Secretaria Regional de Mar e Pescas de que “a quota acessória prevista para tubarões de profundidade”, vulgo Xara, foi atingida a 24 de novembro.

“No cumprimento da Lei, a pesca da Xara é proibida, a partir do momento em que se atinge a quota autorizada”, sublinha o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, que reconhece a sensibilidade dos pescadores de Câmara de Lobos para o problema ao subirem a linha de pesca do peixe-espada para evitarem a captura da Xara.

A pesca do peixe-espada-preto é substancialmente reduzida entre os meses de Dezembro a Fevereiro.

Saiba mais, aqui:

https://cutt.ly/ze8bMb7


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.