Pesquisar

Gamba da Madeira em 2021 poderá render 100 mil euros/ano

A Madeira poderá vir a comercializar gamba capturada na costa sul, a partir de 2021. Um estudo realizado no âmbito do projeto MARISCOMAC, desenvolvido por investigadores e especialistas da Madeira, Canárias e Cabo Verde, indica para a possibilidade de capturas anuais sustentáveis, na ordem das 10 a 15 toneladas. 29-10-2020 Mar e Pescas
Gamba da Madeira em 2021 poderá render 100 mil euros/ano

 

A Madeira poderá vir a comercializar a gamba da Madeira, a partir de 2021. Um estudo realizado no âmbito do projeto MARISCOMAC, desenvolvido por investigadores e especialistas da Madeira, Canárias e Cabo Verde, indica para a possibilidade de capturas anuais sustentáveis, na ordem das 10 a 15 toneladas.

 

A secretaria regional de Mar e Pescas, através da Direção Regional do Mar, é a coordenadora do projeto MARISCOMAC, que recebeu um cofinanciamento de 465.603,65 euros da União Europeia para desenvolver condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes (recursos pesqueiros) nas águas, quer costeiras quer profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde e sua comercialização.

 

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, aludiu à importância da ciência e da investigação como suporte para a tomada de decisões políticas. “Este projeto é um bom exemplo disso”, afirmou. “Durante quase cinco anos os especialistas e cientistas estudaram os recursos marinhos destes três territórios, agora estamos em condições de saber quais as espécies com valor comercial e quantidades que permitam utilizar esses novos recursos de forma responsável e sustentável.”

 

Uma delas é a gamba da Madeira, que os entendidos consideram “um produto de excelência”.  De acordo com os estudos, é na costa sul da Madeira que se concentram os maiores stocks. Os especialistas acreditam que a exploração e comercialização de forma sustentável pode atingir entre 10 a 15 tonelada/ano, num valor comercial próximo dos 100 mil euros.

 

“Estamos a falar de uma mais-valia para os pescadores, mas em complemento da atividade porque 10 a 15 toneladas anuais não permite viver exclusivamente da gamba”, explicou Teófilo Cunha, realçando o facto de o produto enriquecer a gastronomia da Madeira e contribuir para melhorar o rendimento dos pescadores.

 

Portaria em 2021

 

A exploração e comercialização da gamba da Madeira carece de legislação adequada e foi isso que o secretário regional de Mar e Pescas anunciou estar já em preparação pelos serviços. O projeto MARISCOMAC termina em junho de 2021, e até lá o governante espera ter pronta a Portaria que irá estabelecer as normas legais. O estudo avaliou também os stocks de lapas e caramujo.

 

Para dar expressão pública a este trabalho de pesquisa e investigação, o secretário regional de Mar e Pescas, a diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, e o coordenador do projeto, João Delgado, participam esta quinta e sexta-feira no Porto Santo num seminário sobre o desenvolvimento de condições técnico-científicas formação e transferência de tecnologia e conhecimento, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.