Pesquisar

Governo vai explicar aquacultura à população

Secretário do Mar diz que aquacultura é uma forma segura de produzir peixe e de proteger o meio marinho. Refere que todos os estudos científicos aconselham a aquacultura 24-01-2020 Mar e Pescas
Governo vai explicar aquacultura à população

"O secretário regional do Mar e das Pescas reagiu aos protestos da presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, em relação à aquacultura.

“A nuvem que se levantou tem motivos partidários e o governo e as empresas do sector vão fazer o seu trabalho e explicar às pessoas o que é a aquacultura”, afirma Teófilo Cunha, ouvido pelo DIÁRIO na manhã desta sexta-feira.

O governante recorda que a aquacultura, na Madeira, tem 20 anos de experiência e “provas dadas quanto à segurança alimentar e quanto à segurança ambiental e preservação dos ambientes marinhos”.

A aquacultura foi aprovada, com discussão pública e criadas cinco áreas específicas.

“A aquacultura é uma forma segura de produzir peixe e proteger o meio marinho quanto à sua capacidade de produzir peixe selvagem. É defendida pela FAO, das Nações Unidas, como o primeiro meio para impedir que se acabe com os peixes selvagens. Neste momento, quase 60% do peixe consumido mundialmente é de aquacultura, sublinha.

Da Grécia, Portugal importa anualmente 18 mil toneladas de peixe de aquacultura, o que representa 90 milhões de euros e importa 100 milhões de euros de salmão da Noruega, produzido em aquacultura

A Madeira produz 1.000 toneladas de dourada que tem um potencial de 5 milhões de euros.

“Se a tendência mundial, nos países desenvolvidos, onde há estudos científicos e dados concretos, é para desenvolver a aquacultura, a Madeira vai perder um recurso económico como este?”, pergunta.

In DN Madeira


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.