Região quer integrar concurso nacional para operacionalização dos meios áereos

Secretário da Saúde vai reunir em Lisboa com o secretário de estado da Administração Interna 15-09-2017 Saúde
Região quer integrar concurso nacional para operacionalização dos meios áereos

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos vai reunir no próximo dia 6 de Outubro com o secretário de estado da Administração Interna, Jorge Gomes. Entre outros assuntos relacionados com a sua nova área da tutela, a proteção civil,  Pedro Ramos levará como ponto da ordem de trabalhos deste encontro,  a possibilidade da Região Autónoma da Madeira vir a integrar o concurso público internacional que será lançado pelo Ministério da Administração Interna para o fornecimento de helicópteros ligeiros de combate aos incêndios florestais. 

A decisão de colocar uma aeronave na Região já a partir de Junho do próximo ano  foi recentemente tomada em conselho de Governo Regional da Madeira, sendo que toda  a operação e logística está orçada em 1.2 milhões de euros, verba esta a  inscrever no orçamento regional de 2018. 
O Governo Regional da Madeira considera que a “aquisição” de um helicóptero por via deste concurso nacional seria uma mais valia na redução dos custos. O secretário regional da Saúde mostrou-se convicto na abertura do Governo da República, para esta possibilidade.
O anúncio desta reunião decorreu no âmbito das declarações de Pedro Ramos aos jornalistas durante a visita, que realizou ontem às corporações de bombeiros do Funchal, nomeadamente aos sapadores e os aos voluntários. 
O secretário da Saúde mostrou-se satisfeito com os investimentos que vão ser feitos ao abrigo da verbas do PO SEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) que permitirá dotar estes agentes de proteção civil de mais meios técnicos, essenciais à melhoria da sua capacidade de resposta.