Pesquisar

Pedro Ramos destaca a importância da criação do Centro de Estudos de Bioética na Madeira

De acordo com o governante “é necessário que valores humanos como a ética, a solidariedade e a justiça continuem a prevalecer quando chamados a tomar decisões, os do direito e os da ciência para que, em conjunto, possam resolver assuntos inesperados que surgem na nossa sociedade”, disse. 14-09-2021 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos destaca a importância da criação do Centro de Estudos de Bioética na Madeira

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira, na cerimónia inaugural do Pólo regional do Centro de Estudos de Bioética e também abertura do I congresso internacional de Bioética, no dia 14 de setembro, pelas 9h:30, no auditório do Museu de Eletricidade Casa da Luz, no Funchal.

 

Na ocasião, o responsável pela tutela da Saúde e Proteção Civil relevou a importância do aparecimento deste Centro de Estudos de Bioética – Pólo da Madeira. Esta é “mais uma oportunidade para reflexão sobre a saúde porque o desenvolvimento científico e a tecnologia ligada à área da saúde continuam a se desenvolver e a progredir”, revela.

 

De acordo com o governante “é necessário que valores humanos como a ética, a solidariedade e a justiça continuem a prevalecer quando chamados a tomar decisões, os do direito e os da ciência para que, em conjunto, possam resolver assuntos inesperados que surgem na nossa sociedade”, disse.

 

Recuando a vários acontecimentos ao longo da história, o secretário regional considera que as sociedades devem estar preparadas para discutir estes temas que reúnem muitas opiniões, onde “a área do direito, a área da justiça, a área da ciência e toda a informação que a ciência poderá disponibilizar ao direito será muito eficaz e dará maior segurança nas decisões que serão tomadas nos próximos tempos”, reforçou.

 

Pedro Ramos recordou que desde 2014 o Serviço de Saúde da RAM tem uma Unidade de Medicina de Reprodução (certificada pela Associação Portuguesa de certificação desde 2018), liderada pela médica especialista em ginecologia-obstetrícia, Cláudia Freitas.

 

O congresso subordinado ao tema “Gestação de Substituição” terá lugar no Funchal, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em formato online, e irá reunir mais de 30 especialistas regionais, nacionais e internacionais.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.