Pesquisar

Madeira participa em projeto inovador destinado a utentes seniores

Em Portugal, este projeto é realizado apenas na RAM, e é financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia. Este projeto é também realizado em França, Espanha, Itália, Grécia e Roménia.  22-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Madeira participa em projeto inovador destinado a utentes seniores

Arrancou no dia 20 de outubro, o projeto “SMARTBEAR”, no Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, na Nazaré, o qual prevê a avaliação de 100 utentes, com idade superior a 65 anos, com distúrbios do equilíbrio. O objetivo é melhorar as condições de vida e os cuidados de saúde na população sénior da RAM.

 

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, destacou a importância deste projeto para a melhoria da qualidade de vida dos utentes. “A ideia é proporcionar, através de uma solução digital, e de um acompanhamento regular, uma melhor qualidade de vida para as pessoas que têm uma idade avançada”, disse. 

 

O SMARTBEAR, Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalised Support for Healthy and Independent Living at Home, é um projeto de investigação e inovação que pretende fornecer uma solução digital inteligente e personalizada para sustentar e apoiar um estilo de vida independente e saudável na comunidade idosa, através do desenvolvimento de uma plataforma inovadora com recurso a dispositivos médicos inteligentes e sensores ambientais contínuos, associados a fatores de risco clinicamente significativos em pessoas idosas com diversas comorbidades presentes. 

Em Portugal, este projeto é realizado apenas na RAM, e é financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia. Este projeto é também realizado em França, Espanha, Itália, Grécia e Roménia. 

 

Na RAM, o projeto permitirá uma intervenção personalizada a um grupo de 100 pacientes do Serviço Regional de Saúde, com idade superior a 65 anos e algumas doenças prevalentes na região: perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas, ansiedade, depressão, distúrbios do equilíbrio e dor lombar crónica.  

 

Neste momento, estão selecionados para avaliação 30 dos 100 utentes previstos, pelo que as pessoas interessadas em participar e/ou que desejem esclarecer alguma dúvida devem contactar os serviços, nomeadamente através do seguinte endereço: info@digit-madeira.pt 

 

O projeto, coordenado pela Professora Andreia Pimenta, conta com uma equipa de três médicos de medicina geral e familiar, 2 enfermeiros, 1 geriatra/terapeuta, 1 nutricionista e 1 fisioterapeuta. 

Este projeto conta com o apoio tecnológico do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, UNINOVA. 

Para acompanhar a atividade desenvolvida no âmbito do SmartBear aceda:


https://www.facebook.com/ProjetoSmartBear/ 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.