Pesquisar

“O Serviço de Dermatologia é um bom exemplo de proximidade na prestação de cuidados à população”

Este ano foram retomados os habituais rastreios presenciais aos utentes com lesões pigmentadas ou doentes com suspeita de ter cancro da pele no Hospital dos Marmeleiros 18-05-2022 Saúde e Proteção Civil
“O Serviço de Dermatologia é um bom exemplo de proximidade na prestação de cuidados à população”

O diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, em representação do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, visitou, no dia 18 de maio, o Serviço de Dermatologia do SESARAM, EPERAM, data que se assinala o Dia dos Cancros da Pele “Dia do Euromelanoma”.

 

Tal como tem vindo a acontecer em anos precedentes, este ano foram retomados os habituais rastreios presenciais aos utentes com lesões pigmentadas ou doentes com suspeita de ter cancro da pele na Consulta Externa de Dermatologia do Hospital dos Marmeleiros., no sentido de detetar lesões, promover e partilhar informação acerca da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele.

 

Para o diretor regional da Saúde esta é uma oportunidade de aproximar o Serviço à população, permitindo um diagnóstico mais precoce e mais apurado “o Serviço de Dermatologia é um bom exemplo de proximidade na prestação de cuidados à população”, sublinhou.

 

Herberto Jesus agradeceu aos profissionais que estão a assegurar a realização dos rastreios, dirigindo uma palavra de apreço aos especialistas que, embora já não estejam ao serviço, mobilizaram-se de forma voluntária para apoiar a iniciativa.

 

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, a incidência de cancros de pele tem aumentado mundialmente, estimando-se que sejam diagnosticados este ano em Portugal, mais de 12 mil novos casos de cancros da pele e cerca de mil serão melanoma (o cancro de pele mais perigoso).

 

Na Região Autónoma da Madeira, segundo o diretor do Serviço de Dermatologia do SESARAM, EPERAM, Tiago Esteves, a incidência do número de casos de cancro de pele tem vindo a aumentar “no passado registavam-se entre 18 a 20 casos por ano, em 2021 registaram-se 32 casos e, nos primeiros quatro meses deste ano já registaram-se dez casos”, de acordo com o responsável, este aumento do número de casos surge na sequência da melhoria da capacidade de resposta “com diagnósticos mais precoces” e também da crescente procura dos serviços por parte da população perante sinais suspeitos.

 

O cancro de pele é uma das formas de cancro mais tratáveis, com uma taxa de recuperação muito alta. Contudo, a consciência pública sobre os sintomas do cancro da pele ainda é baixa, pelo que a deteção precoce é vital.

 

Importa relembrar que a prevenção e o autoexame são essenciais para controlar este problema, pelo que perante algum sinal suspeito, recomendamos que consulte imediatamente o seu médico. Um tratamento tardio reduz as hipóteses de um tratamento bem-sucedido.

 

Esta Campanha de Prevenção do Cancro de Pele promovida pelo Serviço de Dermatologia do SESARAM, EPERAM, é realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.