Pesquisar

Os médicos de família são de extrema relevância para a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde 

“Os médicos de família são de extrema relevância, são aqueles que podem reduzir a carga a montante da doença crónica”. 19-05-2022 Saúde e Proteção Civil
Os médicos de família são de extrema relevância para a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde 

O diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, participou, no dia 19 de maio, em representação do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, na sessão comemorativa do Dia Mundial do Médico de Família, realizada na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. 

 

Na ocasião, o diretor regional da Saúde, sublinhou a importância destes profissionais de saúde para a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde “os médicos de família são de extrema relevância, são aqueles que podem reduzir a carga a montante da doença crónica”, e relembrou “o médico de família não pode ser um profissional que prescreve medicamentos, mas sim um profissional que procure estimular as famílias a adotar comportamentos adequados e reduzir fatores de risco e, nisso, têm sido um exemplo”, acrescentou. 

 

Herberto Jesus disse ainda que “o cidadão deve ser o primeiro interessado em cuidar da sua saúde”, através da adoção de comportamentos adequados e de estilos de vida saudáveis, e referiu que “o papel do cidadão, do médico de família e do sistema hospitalar, em conjunto, vai permitir o sucesso do sistema de saúde”. 

 

O diretor regional da Saúde lembrou que a Região Autónoma da Madeira conta atualmente com 158 médicos de família, assegura uma cobertura na ordem dos 80%, e que se perspetiva que nos próximos dois anos “a RAM atinja uma cobertura total de médico de família”, acrescentou. 


O Dia Mundial do Médico de Família foi instituído em 2010 no sentido de valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais de saúde para o desenvolvimento dos sistemas de saúde e para a promoção da saúde e bem-estar das populações. 

 

CLIQUE AQUI para visualizar a mensagem do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, dirigida aos médicos de família.

 

Saiba mais sobre a importância do papel do Médico de Família no acompanhamento, proteção e promoção da saúde do indivíduo e das suas famílias em todo o seu ciclo de vida.  

Aceda ao link para aceder a depoimentos dos médicos de família do SESARAM e testemunhos de utentes: 

https://www.sesaram.pt/portal/o-sesaram/comunicacao/noticias/2380-dia-mundial-do-medico-de-familia-2 

 

CLIQUE AQUI para aceder à entrevista realizada à médica de Medicina Geral e Familiar e Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, Dolores Quintal. (Entrevista publicada no Diário de Notícias da Madeira, no dia 19 de maio). 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.