Pesquisar

Pedro Ramos entregou veículo de apoio ao resgate em montanha aos bombeiros da Calheta  

Um investimento do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, na ordem dos 27 mil euros que irá dotar os bombeiros da Calheta de uma melhor capacidade de resposta no socorro e resgate de acidentados em locais de acesso mais limitado.   23-09-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos entregou veículo de apoio ao resgate em montanha aos bombeiros da Calheta  

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 23 de setembro, na cerimónia de entrega de um veículo de apoio ao resgate em montanha (quadriciclo Yamaha Viking) ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Calheta, no Rabaçal.  

 

Considerando a extensão, o elevado número de visitantes nas serras da Calheta e o número de acidentes que tem vindo ocorrer anualmente, o veículo atribuído ao corpo de bombeiros da Calheta visa “aumentar a capacidade de resposta num concelho onde os resgates acontecem com alguma frequência”. A RAM, registou uma média anual de 100 resgates em 2019 e 2020 e de 60 resgates em 2021 e 2022, afirmou o governante.  

 

Pedro Ramos disse ainda que o veículo, embora sediado na Calheta, poderá servir toda a região mediante as necessidades que possam surgir, “aliás, é isso que acontece, sempre que é necessário todos os esforços são mobilizados para uma melhor resposta, para proteger a população, os seus bens, mas também aqueles que nos visitam”, salientou.  

 

Trata-se de um veículo com dimensões inferiores e apetrechado de equipamento básico, que poderá ser complementado no teatro de operações através dos meios existentes nas ambulâncias, no sentido de apoiar e facilitar o trabalho realizado pelas equipas de bombeiros de socorro e resgate em montanha e garantir, com isso, uma maior rapidez e segurança na evacuação dos acidentados, tornando a intervenção mais rápida, eficiente e menos dispendiosa.   

 

Este tipo de veículo já está disponível na RAM, nomeadamente nos concelhos onde as serras existem com maior extensão, nomeadamente Santana, Câmara de Lobos e, a partir de agora, está também disponível na Calheta “para uma resposta equilibrada em toda a região”.  

 

Um investimento do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, na ordem dos 27 mil euros que irá dotar os bombeiros da Calheta de uma melhor capacidade de resposta no socorro e resgate de acidentados em locais de acesso mais limitado.  

 

Clique aqui para aceder ao vídeo registado aquando da entrega do veículo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.