Pesquisar

Governo Regional vai reforçar o apoio às Instituições de Saúde Mental

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou na cerimónia de abertura das V Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental sob o tema "A pessoa no século XXI. E agora?”. 23-09-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional vai reforçar o apoio às Instituições de Saúde Mental

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou na cerimónia de abertura das V Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental sob o tema "A pessoa no século XXI. E agora?”, realizadas no dia 23 de setembro, no Auditório Menni, Casa de Saúde de Câmara Pestana. 

 

Na ocasião, o governante relembrou os impactos da pandemia COVID-19 na saúde mental, em todos os níveis e em todas as idades, impondo também às instituições de saúde mental uma resposta mais efetiva. Pedro Ramos, vê nessa dificuldade também uma oportunidade de compromisso e, por esse motivo, afirmou que o Governo Regional vai intensificar o apoio às instituições que lidam com a área da saúde mental, através do aumento da diária de internamentos.

 

As jornadas têm como objeto dinamizar reflexões no âmbito da saúde mental, refletindo sobre as capacidades e fragilidades da pessoa do século XXI, “tempo marcado pelo progresso tecnológico e muitas vezes desumanizado”. A este propósito, o responsável pela tutela da Saúde sublinhou a importância das novas tecnologias para a melhoria da resposta à população “as novas tecnologias devem ser usadas em benefício dos cidadãos. No caso da saúde, o contexto de pandemia, acentuou o recurso à telesaúde e à telemedicina, o que permitiu manter a acessibilidade dos cidadãos à saúde”. Não obstante, afirmou que a par da relevância das tecnologias “as pessoas continuam a ser ainda mais importantes”, uma vez que serão as responsáveis pela implementação das novas tecnologias e, através do seu conhecimento, vão utilizar este recurso para “humanizar mais, passar mais tempo com os doentes e, acima de tudo, para tomar decisões cada vez mais seguras, utilizando os dashboards de informação que vão estar disponíveis devido à inteligência artificial”.

 

Ainda em matéria de investimento na área da saúde mental, Pedro Ramos, lembrou que, desde 2015, o investimento do Governo Regional ascende cerca 100 milhões de euros.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.