Pesquisar

Madeira acolhe 16º curso “Escola de Outono de Medicina do Adolescente”

O curso teórico-prático tem uma duração de três dias, iniciou a 29 de setembro e termina a 1 de outubro, e conta com a participação de 50 formandos regionais e nacionais, internos de formação específica de pediatria e de Medicina Geral e Familiar, especialistas de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar. 29-09-2022 Saúde e Proteção Civil
Madeira acolhe 16º curso “Escola de Outono de Medicina do Adolescente”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na Cerimónia de Abertura do 16º curso “Escola de Outono de Medicina do Adolescente”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente, em parceria com o Serviço de Pediatria do SESARAM, no dia 29 de setembro, no Colégio dos Jesuítas, Reitoria da Universidade da Madeira. 

 

Na sua intervenção, o governante sublinhou a importância do acompanhamento ao jovem e relembrou a existência da consulta multidisciplinar do adolescente, disponível nos Cuidados de Saúde Primários, com resultados muito positivos “a consulta do Adolescente tem mais de 20 anos de existência e tem tido um impacto muito positivo nos jovens”, afirmando que em 2021, na faixa etária entre os 12 e os 19 anos, “foram realizadas 40 mil consultas na RAM, médicas, de enfermagem, entre outras consultas realizadas por técnicos de saúde envolvidos nesta abordagem ao adolescente”.

 

A sessão de abertura ficou marcada por um momento de homenagem à médica pediatra do SESARAM Conceição Freitas, aposentada em julho de 2020, símbolo de agradecimento e reconhecimento pela sua dedicação, empenho, sapiência e profissionalismo ao longo de todo o seu percurso profissional.

 

Este curso decorre pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira e conta com a participação de conferencistas da região e do continente português da área da pediatria, pedopsiquiatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, psicologia e nutrição, para a abordagem de temas como: “questões éticas e médico-legais no atendimento ao adolescente; perturbação Comportamento Alimentar; estratégias de parentalidade na adolescência; ansiedade: Abordagem do Pediatra, do Psicólogo e do Pedopsiquiatra; perturbação de hiperatividade e défice de atenção na adolescência e transição para a idade adulta, entre muitos outros assuntos.

O curso teórico-prático tem uma duração de três dias, iniciou a 29 de setembro e termina a 1 de outubro, e conta com a participação de 50 formandos regionais e nacionais, internos de formação específica de pediatria e de Medicina Geral e Familiar, especialistas de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar.

 

Na abertura, marcaram presença o Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, a Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, o Diretor Clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega, a Enfermeira Adjunta da Direção de Enfermagem, Lina Paula Freitas, o Coordenador do ACES, Dr. Fábio Camacho, o Diretor do Serviço de Pediatria, Dr. Manuel Pedro Freitas, o Presidente da Sociedade de Medicina do Adolescente e presidente da comissão organizadora do curso, Hugo Tavares, o Neuropediatra do SESARAM e membro da Organização Local, Paulo Rego Sousa, entre outros convidados.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.