Pesquisar

SESARAM promove formação na área da Saúde Mental

Decorreu no dia de hoje, 15 de maio de 2019, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a 2ª sessão formativa na área da saúde mental, integrada no plano formativo “Psiquiatria para os Cuidados de Saúde Primários”, promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Direção do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF), em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da RAM. 15-05-2019 Saúde e Proteção Civil
SESARAM promove formação na área da Saúde Mental

Decorreu no dia de hoje, 15 de maio de 2019, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a 2ª sessão formativa na área da saúde mental, integrada no plano formativo “Psiquiatria para os Cuidados de Saúde Primários”, promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Direção do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF), em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da RAM.

As perturbações do humor bipolar foram o tema desta 2ª sessão, uma iniciativa que contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves, da Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da RAM, Dolores Quintal, da Coordenadora do ACES, Perpétua Ramos, entre outros.

 

Este plano de formação de elevado nível científico é dirigido aos Médicos Internos de MGF, orientadores de Formação em MGF e a Médicos de Medicina Geral e Familiar da RAM, no sentido de familiarizar com as patologias mais frequentes nesta área e de promover uma melhor integração entre os Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares.

 

Estas sessões visam apresentar estratégias e técnicas de intervenção que permitam aos MGF uma atitude proactiva na identificação de situações e modos de atuação efetivos na área da saúde mental para uma oferta de serviços abrangente e integrada, reservando a psiquiatria para as situações mais complexas.

 

A Saúde Mental reveste-se de grande importância em termos de saúde pública, pelo que a integração de serviços de saúde mental nos cuidados primários é fundamental e traz inúmeros benefícios quando conjugado com outros níveis de cuidados, nomeadamente hospitalares e outros serviços baseados na comunidade.

O plano formativo decorre todas as quartas-feiras, entre as 15h:00 e as 17h:00, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Iniciou no dia 8 de maio e termina no dia 26 de junho, totalizando 8 sessões.

 

As próximas sessões decorrem de acordo com a calendarização abaixo:

 

22 DE MAIO

Ansiedade, Perturbações Somatoformes e Stress pós-traumático (Ansiedade Generalizada; Perturbação de Pânico; Fobias Específicas)

 

29 DE MAIO

Perturbações Psicóticas I (Perturbação Delirante Crónica; Esquizofrenia)

 

5 DE JUNHO

Perturbações Psicóticas I” (Espectro Obsessivo)

 

12 DE JUNHO

Adições (Doente Alcoólico; Dependência de Substâncias)

 

19 DE JUNHO

Mulher Grávida ou puérpera (Baby blues / Perturbação; Depressiva; Psicose Puerperal; Perturbação Bipolar)

 

26 DE JUNHO

Doente Idoso (Demência; Síndrome Confusional Agudo; Luto e Adaptação à Doença)


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.