Pesquisar

Projeto “Marinheiros da Esperança” contou com os doentes do Serviço de Pediatria

O Secretário Regional realçou que os “Marinheiros da Esperança” são as crianças e o livro feito com desenhos dessas mesmas crianças quando estão internadas, é um sinal de esperança de que tudo pode voltar ao normal e tudo pode corresponder aquilo que é o desafio: nós temos a responsabilidade, como governo, de sermos responsáveis por um ciclo de vida sem barreiras com segurança, com qualidade e é isso que queremos transmitir através destas iniciativas”. 10-06-2021 Saúde e Proteção Civil
Projeto “Marinheiros da Esperança” contou com os doentes do Serviço de Pediatria

O Secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, e o Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Almirante António Mendes Calado visitaram esta tarde a exposição no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no âmbito do projeto “Marinheiros da Esperança”.

 

O projeto iniciado em 2017, com o apoio da Marinha Portuguesa, integra crianças e jovens internados em serviços de Pediatria do Serviço Nacional de Saúde, inspirado nas comemorações dos 700 anos da Marinha Portuguesa, que se envolveu nesta iniciativa com a Armada Espanhola e Italiana.

 

“Este é um projeto que apaixonou a marinha e qualquer pessoa que tenha contacto com este projeto “Marinheiros da Esperança”, declarou Mendes Calado, fazendo desta inspiração que a Marinha pode proporcionar às crianças momentos de libertação nas suas doenças.

 

Disse que no momento é intenção que este projeto se estenda à visita do Papa aquando da Cimeira da Juventude.

Reconheceu que a Marinha “sempre que pode faz esta visita aos hospitais, vem visitar as pediatrias, vem trazer um bocadinho da quebra da rotina da doença através da presença do Almirante do Estado Maior da Armada tentando levar um bocadinho de alívio”.

 

O Secretário Regional realçou que os “Marinheiros da Esperança” são as crianças e o livro feito com desenhos dessas mesmas crianças quando estão internadas, é um sinal de esperança de que tudo pode voltar ao normal e tudo pode corresponder aquilo que é o desafio: nós temos a responsabilidade, como governo, de sermos responsáveis por um ciclo de vida sem barreiras com segurança, com qualidade e é isso que queremos transmitir através destas iniciativas”.

 

O culminar desta atividade resultou na publicação de dois livros que ilustram a História da Marinha, o livro “Marinheiros da Esperança” e o livro “Marinheiros da Esperança, na rota de Magalhães e Elcano”, com desenhos realizados por crianças e jovens internados em hospitais pediátricos, na qual o serviço de Pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça participou.

 

O capítulo desenhado no SESARAM retrata a Viagem de circum-navegação, aquando da passagem por Timor, em que o principal cronista da expedição, António Pigafetta, um nobre italiano, foi a terra negociar a aquisição de al​imentos.

 

A “volta ao mundo” dos desenhos dos Serviços de Pediatria começou em janeiro e terminou em dezembro de 2019, tendo sido posteriormente editado um livro pela Marinha Portuguesa, em três idiomas diferentes, com os desenhos realizados durante 2019.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.