Pesquisar

Reduzir as infecções hospitalares em 50% é o grande desafio

O Secretário Regional da Saúde recebeu a equipa do “Institute for Health Improvement” e da Fundação Calouste Gulbenkian, que está de visita ao Hospital Central do Funchal, no âmbito do projeto “Stop Infeção Hospitalar”. O Hospital Central do Funchal foi um dos 12 hospitais do país selecionados para participar neste programa nacional, que tem como grande desafio a redução das infeções hospitalares. A equipa desloca-se à Região para conhecer o contexto onde está a ser desenvolvido o project 11-01-2016 Saúde e Proteção Civil
Reduzir as infecções hospitalares em 50% é o grande desafio As infeções hospitalares são um dos eventos adversos mais frequentes. Estão associadas a elevada morbimortalidade, prolongamento da estadia hospitalar e ao aparecimento potencial de incapacidades.
É um problema major de saúde pública, constituindo uma ameaça à segurança do doente e com elevado impacto financeiro para as Instituições e Sistemas de Saúde.
A Fundação Calouste Gulbenkian assumiu a recomendação do Relatório “Um Futuro para a Saúde” de apoiar um programa nacional destinado a reduzir em 50% a incidência das infeções hospitalares, em três anos, em 12 hospitais públicos, selecionados por concurso público. 
Esta iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o Ministério da Saúde e com o Institute for Healthcare Improvement tem o alto patrocínio da Sua Excelência O Presidente da República.
Consiste na implementação de um Sistema de Aprendizagem Colaborativa (metodologia Collaborative Breaktrough) nos hospitais selecionados em articulação com os Grupos de Coordenação do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (GCPPCIRA).
O SESARAM, EPE foi um dos 12 hospitais selecionados para integrar o programa.

Este projeto, é um projeto único a nível nacional, esperando-se que no final dos 3 anos, os 12 hospitais reduzam as infeções em 50%, que reduzam a morbimortalidade, que aumentem a segurança dos utentes e que promovam uma melhoria contínua da qualidade nas unidades prestadoras dos cuidados de saúde.

O compromisso dos 12 hospitais com a Fundação Calouste Gulbenkian, com o Ministério da Saúde e com o Institute for Heathcare Improvement teve lugar dia 31 de Março de 2015 e as equipas locais dos diferentes hospitais iniciaram a sua formação e o seu trabalho em Outubro de 2015. 

Neste dois primeiros meses de trabalho, já foi efetuado pelo SESARAM, algumas mudanças de processo, que se esperam que levem à melhoria dos resultados.

Salientamos a importância deste projeto e apelamos para a participação de todos os profissionais, a todos os níveis de prestação de cuidados e serviços, para o sucesso desta intervenção e em prol da segurança do utente.

Temos a honra  de receber pela primeira vez, no Hospital Dr.Nélio Mendonça, a visita dos elementos da Equipa Gulbenkian (Professor Paulo Sousa) e a Equipa do IHI (Dr. Paulo Borem, Dr. Hugh McCaughey, Dr. Andy Longmate), que durante o dia 11 de janeiro visitam os serviços envolvidos no projeto (Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia e Cuidados Intensivos).


O objetivo da visita é conhecer o contexto onde está a ser desenvolvido o projeto, as ações realizadas, as dificuldades e barreiras encontradas, esclarecer dúvidas e discutir a aplicação da nova metodologia.




Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.