Pesquisar

Melhoria no acesso aos cuidados de saúde

Governo Regional da Madeira assegura que está a melhorar o acesso a consultas, cirurgias e meios de diagnóstico no Serviço de Saúde da Região. 21-01-2016 Saúde e Proteção Civil
Melhoria no acesso aos cuidados de saúde

Nota de Imprensa

Melhoria no acesso aos cuidados de saúde

 

 

Na sequência da notícia publicada hoje, dia 21 de Janeiro de 2016, pelo Diário de Notícias da Madeira, a Secretaria Regional da Saúde informa o seguinte:

1. O Governo Regional da Madeira, que tomou posse a 20 de Abril de 2015, assumiu a melhoria do acesso aos cuidados de saúde como uma das grandes prioridades e um dos seus compromissos para com a população, no seu programa de Governo. 

2. A Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço de Saúde da Região, efetuou um levantamento das listas de espera e, no passado mês de Dezembro, iniciou um programa de recuperação de cirurgias, que irá reduzir o número de utentes em lista de espera, o que permitirá a curto prazo a implementação do SIGIC –Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia.

3. Foi ainda aprovado por este Governo um Programa Especial de Acesso de Cuidados de Saúde com vista a melhorar o acesso aos meios de diagnóstico. 

4. No que respeita aos números divulgados, importa referir que a análise à produção cirúrgica deve considerar os números combinados do bloco operatório central e do ambulatório, pois nos últimos anos tem aumentado a cirurgia feita em ambulatório, em detrimento da efetuada no bloco central. 
Considerada nestes termos, a produção cirúrgica aumentou em 2015, 3.9 por cento relativamente a 2014.

5. Com a abertura da nova Unidade Cirurgia de Ambulatório estão reunidas as condições para que as especialidades médicas do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E., promovam procedimentos cirúrgicos em regime de admissão e alta do doente no mesmo dia. A cirurgia de ambulatório permite a racionalização da despesa em saúde, com uma correta reorientação dos custos hospitalares, especialmente quando existem elevados índices de substituição da cirurgia convencional, de internamento, pela cirurgia de ambulatório. Para além disso, uma das mais-valias deste regime de cirurgia, é  a melhoria do acesso dos doentes à cirurgia, através da redução de listas de espera cirúrgica. 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.