Pesquisar

Artes unem SESARAM e Conservatório

O Secretario Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reforçou a importância do trabalho realizado por ambas as secretarias e a necessidade de “humanizar a prestação de cuidados” aos utentes. O Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, afirmou que a criação deste protocolo no âmbito educativo possibilita “mais uma área de intervenção por parte dos alunos e professores”. 06-07-2021 Saúde e Proteção Civil
Artes unem SESARAM e Conservatório

O Serviço de Saúde Regional e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, assinaram hoje um protocolo de cooperação, para a introdução das artes na saúde.

 

O protocolo segue três parâmetros fundamentais. O Artístico - para a realização de intervenções musicais pelos alunos do Conservatório com o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar, salvaguardando que não se enquadram no âmbito terapêutico, reservado a profissionais com formação específica na área da arteterapia, musicoterapia, musico-medicina e psicologia da música.

 

O Científico - para a realização de um estudo sobre as principais doenças profissionais que afetam os artistas da Região Autónoma da Madeira, bem como, o perfil das suas necessidades de saúde.

 

A Assistência clínica - para assegurar a resposta a necessidades assistenciais decorrentes do exercício profissional do artista (músico, ator, dançarino).

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, afirmou que a criação deste protocolo no âmbito educativo possibilita “mais uma área de intervenção por parte dos alunos e professores”, mostrando a relevância das artes e da música no “equilíbrio e bem-estar” do utente, que se encontra numa situação “mais fragilizada” do ponto de vista de saúde.

 

O Secretario Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reforçou a importância do trabalho realizado por ambas as secretarias e a necessidade de “humanizar a prestação de cuidados” aos utentes.

 

“Foi mais um passo em frente na modernização, no desenvolvimento, no uso da capacidade de diferenciação dos nossos profissionais”, disse.

 

O projeto “Artes na Saúde” já está inserido no sistema de saúde e a responsável pelo mesmo é a médica pedopsiquiatra do SESARAM, Carina Freitas.

Na cerimónia da assinatura marcaram presença a Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, as Direções Técnicas e o Diretor do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode que assinaram este protocolo, homologado pelos secretários regionais.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.