Pesquisar

SESARAM promove formação para auxiliares de ação médica

O Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, referiu que “para continuar a trabalhar, a tratar bem e a cuidar bem, são necessário profissionais de diferentes áreas”.   13-07-2021 Saúde e Proteção Civil
SESARAM promove formação para auxiliares de ação médica

O Serviço de Saúde da RAM iniciou no dia 12 de julho o primeiro de seis cursos que integram o programa “Qualificar + para Empregar” promovido pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM) IP- RAM

 

O plano formativo destinado a desempregados inscritos no IEM, visa capacitá-los como profissionais de Auxiliar de Ação Médica e Cuidadores de Apoio ao Domicílio. 

 

Os seis cursos – com um total de 72 formandos, contam com um global de 1.687 horas de formação teórico-prática que decorrerá ao longo de 12 meses. 

 

A dinamização destas ações permite preparar todos os formandos, para uma melhor prestação de cuidados e serviços a pessoas e famílias, que se encontrem em situações de dependência física e psíquica, assegurando as suas necessidades básicas de vida diária. 

 

O Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, referiu que “para continuar a trabalhar, a tratar bem e a cuidar bem, são necessário profissionais de diferentes áreas”.  

 

O secretário congratulou a iniciativa e reforçou a importância destas formações para o plano de desenvolvimento económico e social da Região, que pretende “valorizar, capacitar contratualizar todos os profissionais na área da saúde”. 

 

O Vice-presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Pedro Gouveia, manifestou a importância destas formações e a necessidade das mesmas, para a aquisição dos “conhecimentos e utensílios”, considerados fulcrais para o desempenho desta profissão “de máxima importância para os utentes”. 

 

O Diretor da Direção de Enfermagem do SESARAM, José Manuel Ornelas, deixou uma palavra de apreço a todos os presentes e referiu que o papel do auxiliar de ação médica “é cada vez mais importante, quer no apoio das equipas, quer no apoio dos utentes, quer no apoio das famílias”. 

 

A Coordenação Pedagógica destes cursos é da responsabilidade do Centro de Formação do SESARAM, EPERAM.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.