Pesquisar

Duas mil pessoas fizeram rastreio ao cancro da mama em Machico

Para além desta, o Serviço de Saúde da RAM dispõe de mais duas unidades móveis, uma afeta ao concelho de Santana e outra instalada no Centro Dr. Agostinho Cardoso. 03-08-2021 Saúde e Proteção Civil
Duas mil pessoas fizeram rastreio ao cancro da mama em Machico

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou no dia 02 de agosto, a unidade móvel do rastreio do cancro da mama instalada em Machico. Desde o inicio desta operação naquele concelho, em março de 2021, já foi possível rastrear cerca de 2000 utentes.

Esta unidade móvel irá permanecer no concelho de Machico até à primeira quinzena seguindo-se depois para o concelho da Calheta.

Para além desta, o Serviço de Saúde da RAM dispõe de mais duas unidades móveis, uma afeta ao concelho de Santana e outra instalada no Centro Dr. Agostinho Cardoso.

A equipa afeta ao rastreio do cancro da mama é polivalente e é coordenada pelo médico ginecologista, obstetra, Joaquim Vieira.

A equipa médica é complementada pelos seguintes médicos:

Marília Gonçalves; Inês Alves; José Pereira

A equipa é multidisciplinar e integra os seguintes profissionais de saúde:

- Rosa Câmara; Maria José Nascimento; Natália Rodrigues; Mónica Reis; Alcinda Santos; Raquel Vasconcelos; Lígia Rodrigues; Ângela Teixeira; Nuno Teixeira; Helena Jesus; Helena Drummond; Rita Reis; Maria José Gomes; Maria João; Nélia Abreu. 

Importa recordar que para participar no rastreio do cancro da mama é importante ter em conta as seguintes condições:

- Não ter tido cancro da mama; Não ter próteses mamárias; Não ter feito exames de mamografia há menos de 6 meses.

No contexto atual de vacinação COVID-19, devido a um dos efeitos secundário reportados (adenopatias reactivas), que pode influenciar o resultado final, sensibilizamos para o adiamento da mamografia de rastreio em cerca de 6 semanas (após a segunda dose da Pfizer, da primeira dose da AstraZeneca e da única dose da Janssen), pelo que solicitamos que entrem em contacto com a unidade de rastreio do cancro da mama para qualquer esclarecimento e novo agendamento.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.