Pesquisar

Governo Regional investiu mais de 73 milhões de euros na Ponta do Sol

“O Governo Regional dotou o concelho de melhores e remodeladas infraestruturas, apostamos na acessibilidade, no emprego, no desenvolvimento, na inovação, potenciamos o desenvolvimento das pequenas e grandes empresas e sobretudo investimos nas pessoas”, disse. 08-09-2021 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional investiu mais de 73 milhões de euros na Ponta do Sol

O Secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, em representação do Presidente  Governo Regional, na Sessão Comemorativa do 520º Aniversário do município da Ponta do Sol, ocasião para relembrar que o Governo Regional cumpre com a Madeira e com todos os concelhos.

No caso da Ponta do Sol, o investimento realizado, desde 2015, é superior aos 73 milhões de euros. “O Governo Regional dotou o concelho de melhores e remodeladas infraestruturas, apostamos na acessibilidade, no emprego, no desenvolvimento, na inovação, potenciamos o desenvolvimento das pequenas e grandes empresas e sobretudo investimos nas pessoas”, disse.

 

Em termos de infraestruturas, Pedro Ramos referiu as obras de requalificação do cais da Ponta do Sol; a recuperação de troços de levadas; o melhoramento das condições de fornecimento de água de rega; a recuperação da conduta de distribuição do reservatório das Terças; a recém adjudicada requalificação da Rede Viária Regional na Zona Oeste (nos concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Moniz); o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) que decorrerá em vários troços da Rede Viária Regional (Zona Centro, Zona Leste e Zona Oeste); o troço da Estrada Regional entre o Parque Empresarial dos Canhas e o Paul da Serra; as obras na Estrada Regional 209 Salões – Barreiro; a regularização do troço final da Ribeira da Madalena do Mar; a requalificação da zona balnear da Madalena do Mar, entre outras obras.

Na área do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e de comunicação, mencionou o projeto pioneiro dos Nómadas Digitais, desenvolvido no âmbito da Startup Madeira e que é gerador de uma receita mensal, no concelho da Ponta do Sol, estimada em cerca de um 1,5 milhões de euros.

A par do digital e da inovação, destacou o investimento feito ao nível das florestas, nomeadamente a intervenção que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza está a fazer no concelho.

Tendo a agricultura um peso importante na atividade do concelho da Ponta do Sol, o governante salientou o investimento realizado pelo Governo Regional através do projeto financiado pelo PRODERAM 2020, a obra do “Caminho Agrícola do Pinheiro e, ainda o investimento realizado pela Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA), no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, que ronda os 2,2 milhões de euros o “Centro de Investigação e Experimentação da Banana da Madeira (CIEBM)”, que em breve abrirá ao público.

Na área da saúde, destacou a criação da primeira Unidade de Saúde Familiar na região, constituída em 2017; a criação do balcão de reembolsos de despesas de saúde e a criação de um centro de vacinação contra a COVID-19, no concelho da Ponta do Sol.

Na área da Proteção Civil “o investimento é constante e regular e só este ano, o Governo Regional atribui 2, 6 milhões de euros às Associações de Bombeiros, onde se inclui a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol, a par do reforço dos corpos de bombeiros com equipamentos de proteção individual, de viaturas e de materiais adequados para a prevenção e combate aos fogos florestais”, reforçou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.