Pesquisar

Centro de Saúde da Fajã da Ovelha conta com uma nova médica 

Esta equipa de profissionais assegura a cobertura total da prestação de cuidados de saúde primários aos mais de 700 utentes residentes na freguesia da Fajã da Ovelha, pertencente ao concelho da Calheta.  20-09-2021 Saúde e Proteção Civil
Centro de Saúde da Fajã da Ovelha conta com uma nova médica 

A nova médica de Medicina Geral e Familiar, Mariana Nunes, integrou a equipa de cuidados de saúde primários no Centro de Saúde da Fajã da Ovelha, concelho da Calheta, desde o dia 13 de agosto, um reforço que irá permitir continuar a assegurar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população.

 

A nova especialista em medicina geral e familiar, Mariana Nunes, que veio substituir o médico do centro de saúde local, recentemente aposentado, passou a integrar a equipa composta por 1 enfermeira, Cláudia Rafael, 1 Assistente Técnica, Graciela Sousa, e 2 Assistentes Operacionais, Mary Goncalves e Mónica Nascimento. 

 

Esta equipa de profissionais assegura a cobertura total da prestação de cuidados de saúde primários aos mais de 700 utentes residentes na freguesia da Fajã da Ovelha, pertencente ao concelho da Calheta. 

 

Mariana Nunes tem a seu cargo cerca de 1700 utentes (1000 utentes na Calheta e 700 utentes na Fajã da Ovelha). A par das consultas no Centro de Saúde da Fajã da Ovelha, realiza visitação domiciliária na freguesia, faz consulta no Centro de Saúde da Calheta, e, ainda, faz urgência no Serviço de Atendimento Urgente da Ribeira Brava.  

 

A médica madeirense, de 31 anos, regressou à terra natal em 2014, onde realizou toda a sua formação integrada no Internato Médico. Entre 2018 e 2020 fez parte da Comissão do Internato Médico da RAM, fez estágios no Centro de Saúde do Porto da Cruz e de Santana e, quando terminou a especialidade, fez consulta de recurso no concelho de Santana.  

Por já conhecer a dinâmica de trabalho nos Centros de Saúde da Zona Leste, por privilegiar o trabalho em unidades mais pequenas e por desejar sair da sua “zona de conforto”, a médica escolheu candidatar-se à vaga do Centro de Saúde da Fajã da Ovelha “optei por mudar de Zona também para sair da minha zona de conforto uma vez que sempre estive habituada a trabalhar na Zona Leste”, refere. 

“Tinha gosto em trabalhar num centro de saúde mais pequeno e considero que o Centro de Saúde da Fajã da Ovelha é o ideal”. Adicionalmente, “veio o Centro de Saúde da Calheta onde também estou muito satisfeita, com o trabalho que lá desempenho”, afirmou.  

 

Na Fajã da Ovelha, além da população mais idosa, a jovem médica acompanha 90 crianças e, a partir de agora, irá passar a assegurar as consultas de planeamento familiar.  

Mariana Nunes revela ter sido muito bem acolhida pelas equipas de saúde, e assegura que está muito satisfeita no seu novo local de trabalho.  “Espero ficar sempre aqui, escolhi  vir para a Fajã da Ovelha e estou inteiramente disponível para a população”, reforçou.

 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e alguns dirigentes deslocaram-se ao Centro de Saúde da Fajã da Ovelha para dar as boas-vindas à medica especialista que iniciou, recentemente a sua atividade no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.